A construção de uma educação geográfica ibero-americana: considerações sobre os marcos do Projeto Nós Propomos!

Odair Ribeiro de Carvalho Filho, Daniela Lima Nardi Gomes, Andrea Coelho Lastória

Resumo


Partimos do pressuposto de que a educação geográfica deve promover práticas que visam a reflexão de problemas socioambientais para possibilitar, aos alunos, o exercício de sua própria cidadania. Entendemos que o projeto Nós Propomos! percorre esse caminho. O presente trabalho objetiva destacar a relevância de quatro marcos que possibilitaram o avanço do projeto, a saber: o fórum de número 24 do Fórum Ibero-americano de Educação, Geografia e Sociedade, o I Congresso Nós Propomos!, o I Colóquio Internacional Enseñanza de la geografía y ciencias sociales e o 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. O primeiro diz respeito a um espaço virtual para, dentre outros aspectos, compartilhamento de experiências de docentes e estudantes. Os outros três dizem respeito a eventos acadêmicos que promoveram reflexões, apresentações de investigações e, principalmente, aproximação de pesquisadores envolvidos com o projeto Nós Propomos!. Este trabalho tece considerações sobre os marcos elencados. Para isso, realizamos revisão bibliográfica especializada e pesquisa de âmbito qualitativo. Consideramos que os marcos reforçam a contribuição do projeto Nós Propomos na Ibero-américa, no que tange ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão geográfica em prol da cidadania.


Palavras-chave


Projeto Nós Propomos!; Educação Geográfica; Cidadania; Ibero-américa; Formação de Professores.

Texto completo:

PDF

Referências


BAZOLLI, João Aparecido; CLAUDINO, Sérgio; COSTA E SILVA, Maria da Vitória; VIANA, Sandra Franklin Rocha; SILVA, Wainesten. Carmargo (Org.). A extensão universitária como indutora à cidadania: a experiência do “Nós Propomos”. Palmas-TO: Eduft, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2019.

CARVALHO FILHO, Odair Ribeiro; AZEVEDO, Thais Angela. Cavalheiro; ALMEIDA, Faustino José; LASTÓRIA, Andrea Coelho; FERNANDES, Sílvia Aparecida de Souza. O grupo de Estudo da Localidade, o GEOFORO e as ações vinculadas ao Projeto Nós Propomos! In: PIZZINATO, L. A. R.; MENA, N. P.; SOUTO, Xosé González Manuel (Ed.). La construcción global de una enseñanza de los problemas sociales desde el Geoforo Iberoamericano. Barcelona: Geocrítica, Textos Electrónicos, 2019. p. 291-301.

CLAUDINO, Sérgio; SOUTO, Xosé González Manuel; DOMENECH, Maria Ángeles Rodríguez; BAZOLLI, João Aparecido; LENILDE, Raimundo; GENGNAGEL, Claudionei Lucimar; MENDES, Luís; SILVA, Adilson Tadeu Basquerote (Org.). Geografia, Educação e Cidadania. Lisboa: ZOE/Centro de Estudos Geográficos, IGOT, 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.

CLAUDINO, Sérgio. Construir uma escola cidadã por meio do Projeto Nós Propomos! um desafio no espaço ibero-americano. Revista Sobre Tudo, v. 10, n. 2, p. 33-52, 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2020.

CAVALCANTI, Lana Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&C Alfa Comunicações, 2019.

DOMENECH, Maria Ángeles Rodríguez.; FERNANDES, Sílvia. Aparecida de Souza; CLAUDINO, S. NÓS PROPOMOS! A possibilidade da participação cidadã desde a escola. 2018.

ESTEVE, Sara Fita.; CLAUDINO, Sérgio; SOUTO, Xosé González Manuel. La globalización del Geoforo Iberoamericano en 2018. Biblio3W - Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, n. 23, 2018. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2019.

FORUM IBERO-AMERICANO SOBRE EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA E SOCIEDADE - GEOFORO. Foro Iberoamericano Sobre Educación, Geografía y Sociedad. 2008. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2020.

INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO – IGOT. Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2018/19. Lisboa, 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2020.

RIVERA, José A. Santiago; CLAUDINO, Sérgio. La Participación ciudadana como tema del debate en el Geoforo. In: PIZZINATO, L. A. R.; MENA, N. P.; SOUTO, X. M. (Ed.) La construcción global de una enseñanza de los problemas sociales desde el Geoforo Iberoamericano. Barcelona: Geocrítica, Textos Electrónicos, 2019. p. 276-290.

SOUTO, Xosé González Manuel; CLAUDINO, Sérgio. Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa. O caso do “Projeto Nós Propomos! cidadania e inovação na educação geográfica”. Signos Geográficos, Goiânia, v. 1, p. 1-16, 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.

SOUTO, Xosé González Manuel.; PALACIOS, Nancy Mena.; RODRÍGUEZ PIZZINATO, Liliana Angélica. Un congreso para imitar. Ciando el compromiso y la coherencia convergem. Biblio3W - Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v. XXIV, n. 1.279, p. 1-25, out. 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2019.

TEIXEIRA, Lucas Emmanuel Silva. A Extensão Universitária como estímulo à Gestão Social: a experiência do “Nós Propomos”. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional)-Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v6i11.2458

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: