Nós Propomos! Ensino e pesquisa na formaçao em geografia desde A UNIOESTE – Francisco Beltrao – Paraná

Mafalda Nesi Francischett, Sérgio Claudino, Rosana Biral Leme

Resumo


A parceria entre o  IGOT-UL/PT e a UNIOESTE/PR/BR, por meio do Projeto Nós Propomos!, está a potenciar o desenvolvimento de pesquisas e de contribuições significativas para a formação de professores e de estudantes no âmbito do ensino de Geografia, com contribuições de pesquisadores do Grupo de Pesquisa RETLEE/UNIOESTE, que conta com o apoio do CNPq. O Projeto surgiu em Portugal, em 2011, a partir do desafio curricular de implementar o Estudo de Caso. Expandiu à sete países, dentre eles no Brasil, que chegou via UFSC em 2014. Desde 2017, o Projeto está em desenvolvimento na Unioeste e abrange Francisco Beltrão e outros municípios da região Sudoeste do Paraná como: Itapejara do Oeste, Pato Branco, encerrados e no Verê em desenvolvimento. As ações desenvolvidas, através desta rede internacional de pesquisadores, têm em comum desenvolver a formação para a cidadania territorial, na relação estreita entre a universidade, a escola e a comunidade. Conta com apoio de professores do ensino universitário e da rede básica de ensino, onde a Geografia se efetiva com o estudo do lugar, da comunidade, da cidade e visa estimular também uma leitura multiescalar na educação geográfica.

Palavras-chave


Geografia; Lugar; Cidadania Territorial; Estudo de Caso.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 9ª ed. São Paulo: Hucitec / Annablume, 2002.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Geografia. Curitiba: SEED, 2008.

FISS, B. K. Atributos socioambientais da praça Dr. Eduardo Virmond Suplicy Francisco Beltrão-PR. Dissertação (Mestrado em Educação)-Programa de Pós-graduação em Educação, UNIOESTE, 2019. (Em desenvolvimento).

CLAUDINO, S. Educação geográfica, trabalho de campo e cidadania. O Projeto Nós Propomos! In: VEIGA, F. H. (Coord.). O ensino na escola de hoje. Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi Editores, 2018. p. 265-303.

______. Construir uma escola cidadã por meio do projeto Nõs Propomos!: um desafio no espaço Ibéricoamericano. Revista Sobre tudo. Pés na estrada 20 anos: iniciativa científica na escola, Florianópolis, UFSC, v. 10, n. 2, p. 33-52, 2019.

FIGUEIREDO. C. C. Formação Cívica. E agora, um tempo para reflectir? In: CARVALHO, C.; SOUSA, F.; PINTASSILGO, J. (Org.). A educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar. Porto: Porto Editora, 2005. p. 23-47.

NETO, Miranda M. J. A utopia possível - Missoes jesuíticas em Guairá, Itatim e Tape, 1609-1767, e seu suporte economico. Brasília: Fundaçao Alexandre de Gusmao, 2012.

SEAMAN, D.; LUNDBERG, A. Humanistic geography. In: RICHARDSON, Douglas. The International Encyclopedia of Geography. New Jerse:, John Wiley & Sons, 2017. p. 01-11.

SOUTO, X. M. Didáctica de la Geografia. Problemas sociales e conocimiento del medio. Lisboa: Ediciones del Serbal, 1998.

TAVARES, J. Uma sociedade que aprende e se desenvolve: relações interpessoais. Porto: Editora Porto, 1996.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ª ed. Tradução Cristhian Matheus Herrera. Porto Alegre: Bookman, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v6i11.2465

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: