Programa Gira Mundo: como a educação finlandesa pode ajudar a ressignificar as práticas no ensino de geografia no estado da Paraíba

Ronilson Fernandes da Silva

Resumo


O presente trabalho consiste em um relato de experiência da participação no programa Gira Mundo Finlândia, promovido pelo governo do estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação. O programa foi criado no ano de 2016 com o intuito de oferecer aos professores efetivos da rede estadual de ensino básico uma formação baseada na compreensão das experiências exitosas existentes na Finlândia, a fim de trazer à rede estadual da Paraíba boas práticas pedagógicas. Com estas vivências, foi possível compreender a importância das metodologias ativas no processo de aprendizagem e, em especial, o papel da formação inicial e continuada dos professores, particularmente de geografia, para que estes fossem capazes de tornar seus alunos agentes de mudança social.

Palavras-chave


Gira Mundo; Educação Finlandesa; Inovação em Geografia; Paraíba; Metodologias Ativas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Flora. Gamification – como criar experiências de aprendizagem engajadoras, um guia completo: da teoria à prática. 2ª ed. revis. e ampl. São Paulo: DVS, 2015.

ALVES, Leonardo Meirelles. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. [versão eletrônica] Joinville, SC: Ebook, 2018.

ARAÚJO, Marcos Allan Gonçalves de; SILVA, Antônia Carlos da. Uma necessidade de um mundo dinâmico e complexo. In: ARAÚJO, Marcos Allan Gonçalves de et al. (Org.). Geografia, ensino e pesquisa: produzindo saberes. Curitiba, Paraná: CRV, 2012.

BARBA, Mariana Della. Professores contam como estão aplicando no Brasil o que aprenderam na Finlândia. BBC Brasil, São Paulo, 7 dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2020.

BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. Tradução: Sieben Gruppe. São Paulo: DVS, 2015.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

D’ANDREA, Alexandre Fonseca. Training is Quality-Friendly! A Capacitação é Amiga da Qualidade! Blog Global Education, Häme University Applied Sciences, 16 abr. 2020. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2020.

D’ANDREA, Alexandre Fonseca; OUVERNEY-KING Jamylle; MEDEIROS, Francisco Petrônio. A Paraíba como protagonista em capacitação internacional para o bem estar social. Blog Global Education, Häme University Applied Sciences, 05 abr. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2020.

FINLÂNDIA. Finlândia continua entre as principais nações no ranking educacional PISA. Conselho de Promoção da Finlândia (Ministério das Relações Exteriores, Departamento de Comunicação), dez. 2019. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LEITE, Erickle de Lucena; CARVALHO, Gabriela Felipe Machado de. O Centro de Referência em Inovação da Aprendizagem Paraíba Brasil. Blog Global Education, Häme University Applied Sciences, 07 jan. 2020. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2020.

MACGONIGAL, Jane. A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Tradução: Eduardo Rieche. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.

MEIRA, Luciano; BLIKSTEIN, Paulo (Org.). Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020.

PARAÍBA. LEI Nº 10.613, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. Institui o Programa de Intercâmbio Internacional – GIRA MUNDO. Diário Oficial do Estado (DOE): Seção 1, João Pessoa, PB, Nº 16.013, p. 2, 24 dez. 2015.

PUJOL, Leonardo. Um guia completo sobre os efeitos do coronavírus na educação. Portal Desafios da Educação, 27 mar. 2020. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2020.

RYYMIN, Essi; D’ANDREA, Alexandre Fonseca. Pedagogical Goals and Practical Implementations within the Finnish-Brazilian Gira Mundo Finlândia Pilot Programme. HAMK Unlimited Scientific, Hämeenlinna, Finlândia, 14 dez. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2020.

SCHLEICHER, Andreas. PISA 2018: Insights and interpretations. OECD – Education Library, 2019. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2020.

SOUTO, Kelly. CRIA: Programa de Educação Integral para o Ensino Fundamental é implantado na Paraíba. Site da Secretaria de Estado de Educação da Paraíba, João Pessoa, 03 jun. 2019. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2020.

VESENTINI, José William. Realidades e perspectivas do ensino de geografia no Brasil. In: ______. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. 4ª ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004.

VLACH, Vânia Rubia Farias. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. In: VESENTINI, José William (Org.). O ensino de geografia no século XXI. 4ª ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004.

ZIGURAS, Christopher. The impact of the GATS on transnational tertiary education: Comparing experiences of New Zealand, Australia, Singapore and Malaysia. Australian Education Researcher, n. 30, p. 89-109, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: