O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC

Eduardo Cesar da Costa, Adriana Maria Andreis

Resumo


No contexto de enfrentamento dos desafios contemporâneos no processo de construção de conhecimentos geográficos na escola, apresentamos o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com uma escola de Ensino Médio Inovador (EMI) em Chapecó/SC, intitulado Investigar o lugar para compreender o mundo: um estudo com o Ensino Médio. Compreendendo os princípios do projeto internacional “Nós Propomos!”, nesta elaboração, comentamos a problematização implicada ao projeto, explicitamos o delineamento do percurso teórico-metodológico e apontamos alguns resultados alcançados. Confluímos, apontando para a importância da consideração do lugar geográfico dos sujeitos e do cotidiano, como laboratório às aprendizagens de conhecimentos geográficos, para os desafios relacionados aos espaços e tempos da escola e para algumas potencialidades da articulação da pesquisa, com o ensino e a extensão.

Palavras-chave


Lugar Geográfico; Nós Propomos!; Pesquisa, Ensino e Extensão em Geografia; Cotidiano; Ensino e Aprendizagem Escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDREIS, Adriana Maria. Cotidiano: uma categoria geográfica para ensinar e aprender na escola. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências)-PPGEC, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí/RS, 2014.

CALLAI, Helena Copetti. Escola, cotidiano e lugar. In: BUITONI, Marisia Margarida Santiago (Org.). Geografia: Ensino Fundamental - Coleção Explorando o Ensino. Brasilia: Ministério da Educação, 2010. p. 25-42.

______. Estudar o lugar para compreender o mundo. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 83-134.

CLAUDINO, Sérgio. Projeto Nós Propomos!: tentar mudar a educação geográfica em pequenos passos. ALCARAZ, Rafael Sebastiá; MONLLOR, Emilia María Tonda (Eds.). La investigación e innovación en la enseñanza de la geografia. San Vicente del Raspeig: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alicante, 2016. p. 661-667.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

RIBEIRO, Tatiane. O percebido, concebido e vivido: possibilidades metodológicas à educação geográfica. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó/SC, 2019.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

TOMITA, Luzia M. Saito. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. Geografia (Londrina), v. 8, n. 1, p. 13-15, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v6i11.2488

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: