Ensino de geografia e pensamento espacial: reflexões epistemológicas e a atividade de pesquisa do LENpGEO

Vitor Soares Scalercio

Resumo


Em 2018, fundamos no Colégio Pedro II o Laboratório de Ensino de Geografia e Pensamento Espacial (LENpGEO) onde trabalhamos com alunos de ensino médio e desenvolvemos atividades de iniciação cientifica júnior. Compartilhamos neste artigo algumas reflexões epistemológicas que têm sido realizadas dentro do grupo preocupadas com a identidade e razões de ser da disciplina na educação básica. Também apresentamos o projeto Mapeando Meus Colegas, que busca através da cartografia e de análises geográficas estimular o desenvolvimento do pensamento espacial para a compreensão do espaço urbano, aspecto esse que argumentamos dever ser perseguido pelo ensino de geografia através de uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave


Ensino de Geografia; Epistemologia da Geografia; Pensamento Espacial; Raciocínio Geográfico; Colégio Pedro II.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLAR, Sônia M. V.; JULIASZ, Paula Cristiane S. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, v. 1, p. 1-225, 2017.

DUARTE, Ronaldo Goulart. A linguagem cartográfica como suporte ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos na educação básica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 187-206, jan./jun. 2017.

GOMES, Paulo Cesar C. A longa constituição do olhar geográfico. Revista GeoUECE, Programa de Pós Graduação em Geografia da UECE, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-7, dez. 2012. Disponível em: .

______. Quadros Geográficos. uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

______. Geografia fin-de-siècle : o discurso sobre a ordem do mundo e o fim das ilusões. In: ______.; CASTRO, Iná E.; CORREIA, Roberto. L. (Org.). Explorações Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 13-43.

LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1989.

PERRUT, Igor M.; SCALERCIO, Vitor. Estudo sociogeográfico: uma análise da realidade social dos discentes do Colégio Pedro II - Unidade de São Cristovão III. Perspectiva Sociológica, n. 23, p. 19-38, 1º sem. 2019.

ROQUE ASCENÇÃO, Valeria O.; VALADÃO, Roberto C. Professor de geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Scripta Nova (Barcelona), v. 18, p. 01-14, 2014.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo - razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1999.

SCALERCIO, Vitor; CARDOSO, Phillipe Valente. A Iniciação Científica Junior e o mapeamento da comunidade escolar do Colégio Pedro II (CPII) como proposta de pesquisa e de desenvolvimento do pensamento espacial. In: COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PAR A CRIANÇAS E ESCOLARES. 10.; ENCONTRO INTERNACIONAL DE CARTOGRAFIA E PENSAMENTO ESPACIAL. 1., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2018.

SCALERCIO, Vitor; CARDOSO, Phillipe Valente. Projeto “Mapeando Meus Colegas”: uma proposta de pesquisa com alunos do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA. 14., 2019, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2019. p. 4471-4484.

SILVA, Augusto César P.; RODRIGUES, Rejane Cristina A.; ANDRADE, Maria Alice A.; VILELLA, Thiago. Educação geográfica em foco: temas e metodologias para o ensino básico. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

SOUZA, Vânia Lúcia Costa Alves. A importância do letramento cartográfico nas aulas de Geografia. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE COMPREESÃO LEITORA. 6., Formosa/GO, 2013. Anais... Formosa/GO: UEG. v. 6, p. 499-506.

STRAFORINI, R. O ensino da Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, v. 32, p. 175-195, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: