Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica

Raphaela de Toledo Desiderio

Resumo


Trata-se de um fragmento de uma pesquisa-experimentação. Um exercício de pensamento com e pelas imagens na educação geográfica. Uma escrita que intenciona problematizar o continente africano na geografia escolar através de imagens que circulam em livros didáticos, mas também com e a partir delas criar outras composições. Pela via das experimentações enquanto exercício do pensamento, as imagens presentes nos livros didáticos oportunizaram um debate a respeito de uma África, para a partir de outros encontros compormos outras Áfricas. Entre as experimentações, está a colagem. A partir dessa técnica foi possível tratar a própria imagem como espaço de experiência, deslocando-as desse lugar de ilustração, representação, informação para criar outros modos de lidar com elas. Para isso foi preciso desarranjar, deslocar, suprimir legendas, mover o continente que está fixo nas páginas dos livros didáticos, e levar essas imagens para passear, movimentá-las e experimentar com e a partir delas outros encontros, outras imagens. Esses outros encontros mostraram que é possível conceber um pensamento espacial mobilizado pelas diferenças geográficas, marcado pelo reconhecimento de que os outros existem e têm suas próprias estórias como propõe Doreen Massey.

 


Palavras-chave


Imagem; África; Educação Geográfica; Experimentações; Composições.

Texto completo:

PDF

Referências


ACHEBE, Chinua. A educação de uma criança sob o Protetorado Britânico: ensaios. Trad. Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ADAS, Melhem.; ADAS, Sergio. Expedições geográficas. Componente Curricular: Geografia 9º ano. São Paulo: Moderna, 2011.

ADICHIE, Chimamanda N. No seu pescoço. Trad. de Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

COUTO, Mia. Pensatempos. Textos de Opinião. 3ª ed. Alfragide: Editorial Caminho, 2005.

DESIDERIO, Raphaela de Toledo. Composições e afetos com fotoáfricas: exercícios de pensamento na educação geográfica. N. folhas. Tese (Doutorado em Geografia)-Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012.

GODOY, A. Mídia, Imagens, Espaço: notas sobre uma poética e uma política como dramatização geográfica. In: CAZETTA, V; OLIVEIRA JR, W. M. de. (Org.). Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas: Editora Alínea, 2013.

GONÇALVES, A. R. Desfazimento de Caligramas do Espaço: sobre imagens, geografias e coisas ditas. In: CAZETTA, V; OLIVEIRA JR, W. M. de. (Org.). Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas: Editora Alínea, 2013.

HERNANDEZ, Leila L. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 2ª ed. São Paulo: Selo Negro, 2008.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascarados. 4ª ed. Trad. de Alfredo Veiga - Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

OLIVEIRA JR, Wenceslao M. de; SOARES, Elaine dos Santos. Entrevista com o Prof. Dr. José Eustáquio de Sene: Fotografias e(m) livros didáticos de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 192-225, jul./dez. 2013.

_________; SOARES, Elaine S. Fotografias didáticas e Geografia Escolar: entre evidências e fabulações. Revista Percursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p 114-133, jul./dez. 2012.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao M. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Revista Pro-Posições: Dossiê A Educação pelas imagens e suas geografias, UNICAMP, v. 20, n. 3 (60), p. 17-28, set./dez. 2009.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

THIONG’O, N. W. Sonhos em Tempo de Guerra: memórias de infância. Trad. de Fábio Bonillo e Elton Mesquita. São Paulo: Biblioteca Azul, 2015.

TONINI, Ivaine M. Notas sobre imagens para ensinar geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 177-191, jul./dez. 2013.

WUNDER, Alik. Uma educação visual por entre literatura, fotografia e filosofia. In: Políticas Educativas, v. 3, n. 1, p. 65-78, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: