Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar

Antonio Marcos Gomes da Silva, Eugênia Maria Dantas

Resumo


Este artigo aborda a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais linguagens são relacionadas ao conteúdo de região que estão presentes no ensino de Geografia? Dentro do ensino sobre região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte, realizou-se, metodologicamente, uma pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia; observações e registros das aulas dos professores de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar o uso das linguagens no ensino de região. Isto nos levou a verificarmos lacunas quanto ao uso de linguagens diversas no ensino de Geografia. Assim, situamos o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de geografia. O Geozine se constitui como uma releitura do Fanzine, porém, com um olhar de reflexão de construção de conceitos Geográficos, que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, e onde o professor é o mediador que, então se refaz enquanto educador.

Palavras-chave


Região; Linguagem; Geozine.

Texto completo:

PDF

Referências


DOZENA, Alessandro. O papel da corporeidade na mediação entre a música e o território. In: ______. Geografia e música: diálogos. Natal: EDUFRN, 2016. p. 373-398.

FERRAZ, Cláudio Benito O. Arte, imagem e geografia: desafios e temores para o pensar. In: NUNES, Flaviana Gasparotti e NOVAES, Ínia Franco de (Org.). Encontro, derivas, rasuras: potências das imagens na educação geográfica. Uberlândia-MG: Assis editora, 2017. p. 63-101.

SILVA, Antonio Marcos Gomes da. Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. (Tradução Jefferson Luiz Camargo, revisão técnica José Cipolla Neto)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: