Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel

Filipa Matos Fontinha, Andreia Marisa Barros de Sousa

Resumo


Vivemos hoje, mais do que ontem, tempos de enorme mudança! A sociedade atual enfrenta desafios que se estendem, irremediavelmente, à escola. É sabido que, mais do que um saber livresco, o importante é formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, capazes de mobilizar os seus conhecimentos na identificação de problemas e na resolução dos mesmos, por exemplo, em relação a questões do seu quotidiano e a uma escala local. Cabe aos professores proporcionar aos alunos todas as ferramentas que lhes permitam envolver-se, de tal forma, que as aprendizagens sejam significativas. Para tal, em muito ajuda a implementação de estratégias e metodologias inovadoras, dinâmicas e motivadoras, que permitam dar resposta aos desafios do século XXI, tal como o é o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação Geográfica”. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido no âmbito do supracitado Projeto, implementado na Escola Secundária de Penafiel ao longo do ano letivo 2019-2020. Permite partilharmos a forma como se desenrolou o processo, as oportunidades criadas, as dificuldades sentidas e os resultados obtidos.

Palavras-chave


Projeto “Nós Propomos!”; Educação Geográfica; Cidadania; Saídas de Campo; Escola Secundária de Penafiel.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v6i11.2727

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