Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate

Marcus Vinicius Gomes

Resumo


Os estudos educacionais não podem se limitar à escala da sala de aula ou mesmo da própria instituição escolar. Para que se compreendam os mais diferentes fenômenos que envolvem a educação é necessário ampliar o universo de compreensão para um campo maior, um recorte que vá “para além dos muros da escola”. O objetivo central aqui consiste em debater as diferentes perspectivas que tratem da dinâmica da educação sob o prisma da cidade. Entender a relação cidade-educação permite-nos avaliar não só os reflexos da urbe dentro da escola, mas também nos abre o olhar para as outras formas de educação que acontecem extramuros escolares. Na primeira parte, trataremos da relação cidade-instituição escolar. Compreenderemos as lógicas que orientaram as diferentes localizações da escola no interior das cidades brasileiras ao longo de todo último século. Em conseguinte iremos discutir a maneira com a qual a sociologia e o planejamento urbano têm abordado os impactos que o entorno da escola traz para dentro do próprio espaço escolar. Na segunda parte nos dedicaremos à discussão sobre as modalidades de educação que se realizam em diversos espaços da cidade. E é caminhando nessa direção que as elucidações sobre a dimensão educativa dos movimentos sociais e a chamada “pedagogia urbana” acabarão por guiar o desfecho do debate que aqui propomos.


Palavras-chave


Relação Cidade-educação; Escola e Cidade; Efeitos do lugar; Educação Não Formal; Pedagogia Urbana.

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