Por uma geografia inclusiva: prática pedagógica na educação de cegos para a formação continuada dos professores do Colégio Pedro II

Pedro Rafael Oliveira Pinto, Helio Ferreira Orrico, Ediclea Mascarenhas Fernandes

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral descrever uma prática pedagógica realizada em quatro diferentes campi do Colégio Pedro II, a saber: Humaitá II, Realengo II, São Cristóvão III e Tijuca II. Caracterizada como uma oficina, tal atividade visava a contribuir para a formação continuada dos professores de Geografia quanto à deficiência visual e as distintas Tecnologias Assistivas. Dentro de uma perspectiva inclusiva, se procurou aliar teoria e prática de acordo com a carga/horária disponibilizada pelos docentes, buscando-se nesta, estimular e promover o intercâmbio de experiências entre os mesmos quanto a temática levantada. A metodologia utilizada foi construída a partir da leitura de livros e artigos acerca dos temas: Deficiência Visual, Tecnologias Assistivas, Geografia, Cartografia Tátil, etc. Utilizou-se a Teoria Social Cognitiva defendida por Albert Bandura et al. (2008) para construir uma aprendizagem significativa junto aos professores. Os resultados apontaram uma abertura muito favorável por parte dos docentes à temática apresentada, o que sugere que o caminho para estabelecer à prática pedagógica inclusiva aliada a teoria pode consolidar a escola como lócus da produção de conhecimento também no que se refere às distintas modalidades de ensino.


Palavras-chave


Geografia; Formação Continuada; Deficiência Visual.

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