PÁGINAS CONTINGENTES: GÊNERO E SEXUALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO SOCIOLOGIA HOJE

Diego Pontes

Resumo


Este trabalho propõe uma reflexão que se articula no campo dos estudos de gênero, sexualidade e educação. Para tanto, por meio de embates políticos que envolvem essa articulação e impactam diretamente sobre as formas de tratamento e abordagem das questões de gênero e sexualidade nos recursos didáticos e pedagógicos “acionados” para utilização em sala de aula e no ambiente escolar, o referencial analítico que compreende a escola como reprodutora de violências e discriminações aos que escapam às normas curriculares e pedagógicas (Louro, 1997; Diniz & Lionço, 2008; Bento, 2011) envolve a discussão aqui proposta de análise de fragmentos do livro didático Sociologia Hoje, de Igor José de Renó Machado, Henrique Amorim e Celso Rocha de Barros (2013), e abre espaço para reflexão acerca do lugar contingente da disciplina de Sociologia no Ensino Médio e da discussão sobre essa temática na escola.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com