GÊNERO E SEXUALIDADE COMO TEMAS DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS (PNLD 2012 E 2015)

Beatrice Cavalcante Limoeiro

Resumo


O tema discutido neste artigo é a forma como as temáticas gênero e sexualidade aparecem nos livros didáticos de sociologia para o ensino médio nos últimos anos. Mais especificamente, o objeto desta pesquisa são os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e 2015. O objetivo nesta pesquisa é compreender como o tema aparece, quais conceitos e teorias são apresentados e como são discutidos. Para atender a estes objetivos, optei como metodologia de pesquisa pela análise qualitativa e documental dos livros. A pesquisa se deu através da comparação e elaboração de relatórios sobre os livros, em sua versão impressa, bem como de seus manuais para professor e das resenhas dos Guias do PNLD. Nesta investigação, utilizei como parâmetros de análise a observação sobre a abordagem da questão, se era tratada em forma de tema, teoria ou conceito, conforme tríade sugerida pelos autores das OCNEM para o ensino de sociologia. Ou ainda se a questão aparece como transversal a outro tema – como acontece em alguns momentos – como desigualdade social, movimentos sociais, trabalho, dentre outros. O artigo inclui também uma discussão a respeito do contexto social e histórico que possibilita a introdução destes temas como parte constitutiva dos conteúdos curriculares escolares, materializados em forma de livros didáticos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com