Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Cadernos de Educação Básica?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

A revista Cadernos de Educação Básica (CEB) tem como principal objetivo incentivar o debate no campo da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica) e se destina à publicação de artigos, entrevistas, ensaios acadêmicos, estudos de caso, resenhas e relatos de experiência de práticas pedagógicas inovadoras relacionadas ao exercício da atividade docente nas diversas áreas de conhecimento da Educação Básica.

Seguem as diretrizes para autores:

1-Os trabalhos a serem publicados na revista CEB devem, preferencialmente, ter as seguintes dimensões: 

a)artigos: entre 10 e 20 páginas;

b)entrevistas: entre 3 e 5 páginas;

c)ensaio acadêmicos e relatos de experiência: entre 6 e 10 páginas;

d)resenhas: entre 3 e 5 páginas.

2-Os trabalhos devem ser editados em formatos doc ou docx.

3-A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). 

4-Não devem ser usados cabeçalho, notas de rodapé e números de páginas.

5-O espaçamento é 1,5 e a fonte padrão é Times New Roman, tamanho 12.

6-O título (e subtítulo) deve(m) estar centralizado(s) e em negrito.

7-Alinhado à direita deverão estar os nomes dos autores e coautores (negrito e espaçamento simples), as titulações e as identificações das instituições a que pertencem, bem como seus correios eletrônicos (fonte tamanho 10 e espaçamento simples). Essa versão identificada deverá ser enviada ao final do processo de edição.

8-Para garantir a avaliação às cegas, um arquivo sem identificação também deve ser enviado para avaliação.

9-Os artigos científicos, os ensaios acadêmicos e os relatos de práticas pedagógicas devem conter título em português e o correspondente em língua inglesa, um resumo em português e o resumo correspondente em língua inglesa, com, no máximo, até 250 palavras, em espaço simples e uma relação de três a cinco palavras-chave [iniciadas em maiúsculo e separadas por ponto-e-vírgula], apresentadas em português e em inglês.

10-A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). Os artigos científicos, os ensaios acadêmicos e os relatos de práticas pedagógicas devem apresentar a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e considerações finais.

11-Os trabalhos enviados para a seção de relatos de experiências pedagógicas devem seguir a mesma estrutura dos artigos e incluir, necessariamente, informações sobre:

-as condições nas quais a atividade foi desenvolvida: instituição, série, faixa etária, entre outros;
-os materiais utilizados;
-as etapas da atividade.

12-Para as resenhas, sugerimos a seguinte configuração mínima:

    -APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO INICIAL

-Tema do livro

-Público-alvo do livro

-Informações sobre o (a, os, as) autor (a, es, as) do livro

-Área do livro

-Avaliação geral e concisa do livro

   -DESCRIÇÃO

-Organização geral do livro

-Conteúdo de cada parte

-Outros materiais

   -AVALIAÇÃO DE PARTES ESPECÍFICAS

   -AVALIAÇÃO FINAL

- Avaliação do livro de forma geral

- Indicar/recomendar ou não o livro OU indicar/recomendar o livro com restrições

13-Tabelas e ilustrações devem seguir as normas ABNT e serem referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência.

14-As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) devem ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto. As fotos sem autorização de publicação devem ser completamente desidentificadas. 

15-As citações diretas e indiretas devem ser organizadas de acordo com as normas da ABNT.

16-As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Time New Roman, corpo 10.

17-A apresentação de citações diretas ao longo do texto deve seguir as seguintes orientações: sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Biazzo (2012, p. 93) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (BIAZZO, 2012, p. 93).

18-As referências devem ser organizadas de acordo com as normas da ABNT.

19-Trabalhos sobre pesquisa que envolvem seres humanos devem apresentar informações sobre a submissão à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

20-Informações sobre a autoria ou quaisquer outros dados que violem o anonimato do trabalho submetido devem ser retirados do corpo do texto e das propriedades do arquivo.

21-Recomenda-se, fortemente, uma revisão prévia por profissional especializado para correções ortográfica, gramatical e tipográfica.  

22-Segue neste link MODELO (clique e faça o download) com as formatações de cada seção, conforme o padrão da revista. Sugere-se usar os botões de "estilos" já pré-configurados no Word para aplicar as fontes corretas automaticamente. Esse modelo visa facilitar a formatação do documento e não exclui a observância de todas as diretrizes citadas acima.


 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.  

  3. Um arquivo sem identificação foi enviado para avaliação.

  4. O texto está em espaço 1,5; usa a fonte Times New Roman de tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue todos os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na seção "Diretrizes para Autores", na página "Sobre a Revista".

  6. Todas as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas. Informações sobre a autoria ou quaisquer outros dados que violam o anonimato do trabalho foram retirados do corpo do texto e das propriedades do arquivo.

  7. As referências foram organizadas de acordo com as normas da ABNT.
  8. O trabalho está livre de plágio e autoplágio.
  9. O trabalho sobre pesquisa que envolve seres humanos apresenta informações sobre a submissão à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
  10. As fotos sem autorização de publicação foram perfeitamente desidentificadas.
  11. O template (modelo) indicado foi utilizado para a observância das diretrizes para autores.
  12. Autores e coautores estão cadastrados no sistema da CEB.

     

  13. Ciência de que uma versão identificada deverá ser enviada ao final do processo de edição.
 

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


1-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.


2-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.