RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Cristina Ferreira Branco, Gilsely de Carvalho Gavinho do Nascimento, Renatho Siqueira Silva

Resumo


Este artigo se propõe a apresentar uma prática pedagógica aplicada no 1º ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, Campus Tijuca I. Esta se pauta nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1986) sobre a psicogênese da língua escrita, relacionando-os aos conceitos de letramento definidos por Soares (2005) e resgatando as técnicas usadas por Paulo Freire na alfabetização. Volta-se ainda para o conceito de palavras geradoras (Freire, 1967) que exploram o universo do aluno, trazendo significado para este.

Também pretende apresentar a ressignificação dessa prática com o objetivo de atender às demandas de uma geração que já nasce conectada, a chamada geração Z. Busca aproximar uma prática cotidiana ao universo das novas tecnologias a partir da inserção de ferramentas digitais, promovendo uma interação maior entre as famílias diante das telas do computador, tablet e celular.


Palavras-chave


alfabetização, ressignificação, novas tecnologias, prática pedagógica

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Nilda. Praticantepensante de cotidianos/organização e introdução Alexandra Garcia, Inês Barbosa de Oliveira; textos selecionados de Nilda Alves. 1ªed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

BALESTRINI, Mara. El traspaso de la tiza al celular: Celumetrajes em el Proyecto Facebook para pensar com imágenes y narrativas transmedia. In: PISCITELLI et al. (Org.). El proyecto Facebook y la Posuniversidad. Sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje, Buenos Aires: Ariel/Fundación Telefónica, 2010, pp. 35-46.

CHAGAS, Catarina. Novas perspectivas tecnológicas. Revista TV escola, tecnologias, 2010.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana; LICHTENSTEIN, Diana Myriam. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas, 1986.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 1967.

GUIMARÃES, Luciano. A Cor como Informação. São Paulo: Annablume, 2001.

HORN, R. Visual language: global communication for the 21 th century. Washington: Macrovu Inc, 1998.

PRADO, Gilbertto. Dispositivos interativos: imagens em redes telemáticas. A arte no século XXI-a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

SANTAELLA, Lucia. A Ecologia Pluralista da Comunicação. Conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTAELLA, Lucia. O Homem e as Máquinas in: DOMINGUES, Diana. (org). A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo, UNESP, 1997. Op. Cit., pp. 33-43.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Magda Becker Soares; Antônio Gomes Batista (Literacy–alfabetização and literacy–letramento: Teacher notebook/Magda Becker Soares; Antônio Gomes Batista, p. 64). Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v3i1.1796

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.