Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA

Matheus Silva Soares, Ana Caroline Chagas de Almeida, Hozana Antonelli da Silva, Larissa Paiva Novelino Gama, Vitor Cossich de Holanda Sales, Deise Miranda Vianna

Resumo



Neste trabalho, é abordada a prática pedagógica “Brincando com circuitos elétricos” aplicada em 2017 em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública. Através dela, os integrantes do subprojeto PIBID/UFRJ-FÍSICA tratam do tema associação de resistores promovendo a cada grupo de alunos a reflexão a respeito dos fenômenos físicos presentes nos circuitos propostos para serem montados. Ao fim, através das respostas elaboradas pelos estudantes participantes, os autores comentam como o discurso dos grupos se aproximam ou não do modelo científico ainda não trabalhado com a turma.






Palavras-chave


atividades investigativas, eletricidade, ensino de Física, PIBID/CAPES, circuitos elétricos.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. V19, N3, 2002, UFSC, Florianópolis, p.291-313. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607/6099>. Acesso 1 fev. 2018.

LOPES, J. C. As questões de Física do ENEM 2011. 2015. 170 f. Dissertação de Mestrado do Programa de Ensino de Física – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2015. Disponível em: . Acesso em: 1 fev. 2018.

PIBID/UFRJ–Física (2018a). Atividade de Eletricidade: Brincando com Circuitos Elétricos. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018.

PIBID/UFRJ–Física (2018b). Blog de descrição e divulgação dos projetos realizados pelo PIBID/UFRJ – Física. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018.

SILVEIRA, F. L. Um teste para verificar se o respondente possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Física no ensino médio: falhas e soluções. Porto Alegre: Edipucrs, 2011. P.61-67. Disponível em: < http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0789-8.pdf>. Acesso 1 fev. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v4i2.2416

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.