REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES

Jairo Barduni Filho, Glauciana Alice de Andrade

Resumo


O presente artigo busca discutir a importância das atividades artísticas como ferramentas pedagógicas no trabalho com as crianças. O estudo de cunho qualitativo elenca aspectos favoráveis que tais atividades podem proporcionar como compreensão dos conteúdos curriculares de forma lúdica e prazerosa bem como desenvolvimento da imaginação, criação, abstração e a possibilidade que a professora tem de trabalhar demais eixos pedagógicos de forma interdisciplinar. A pesquisa, de cunho bibliográfico e de campo, contou com entrevistas semi-estruturadas com docentes que atuam no ensino fundamental da rede pública. A análise e discussão das entrevistas nos indicam que o trabalho com atividades artísticas e a ludicidade são mutuamente dependentes e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem contribuindo com o processo de construção da identidade da criança.

Palavras-chave


Ensino de artes; Atividades artísticas; Ludicidade; Infância.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ABRAMOWICZ, Anete. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. p. 17-35. IN: FARIA, Ana Lúcia Goulart; FINCO, Daniela (orgs.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas, SP. 2011.

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Concepções e práticas artísticas na escola. 2012. P. 11-38. In: FERREIRA, Sueli (org.). O Ensino das Artes: construindo caminhos. 10ª ed. Papirus Editora. Campinas - SP, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF,1998.

BRASIL. 2016. Lei n. 13.278, de maio de 2016. Brasília: Presidência da República

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

FARIA, Ana Lúcia Goulart; FINCO, Daniela. Sociologia da infância no Brasil. Campinas, SP. p. 32. 2011.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 1993.

FAZENDA, Ivani (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRA, Sueli; SILVA, Silvia Maria Cintra. Faz o chão pra ela não ficar voando: o desenho na sala de aula. 2012. p. 139-179. In: FERREIRA, Sueli (org.). O Ensino das Artes: construindo caminhos. 10ª ed. Papirus Editora. Campinas – SP, 2012.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Tradução. Eric Nepomuceno. 2a. Ed. Porto Alegre. L&PM, 2012. (Coleção L&PM POCKET).

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Universidade da Espanha. Revista Brasileira de Educação. nº 19. p. 20-28. 2002.

______________. Nietzsche & a Educação. Tradução. Semíramis Gorini da Veiga. 3a. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 7ª. ed. Atlas. São Paulo. p. 338. 2018.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

MENDES, Adiana; CUNHA, Glória. Um Universo Sonoro nos Envolve. 2012. p. 79-114. In: FERREIRA, Sueli (org.). O Ensino das Artes. 10ª ed. Papirus Editora. Campinas – SP, 2012.

PEDERIVA, Patricia Lima Martins; MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. Trans-formar: a sala de aula e as artes. 2018. p. 121-139. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes. (orgs.) Ensino Fundamental da LDB à BNCC. 1ª Ed. Papirus Editora. 2018.

PEÑA, Maria de Los Dolores J. Interdisciplinaridade: questão de atitude. 2013. p. 66-74. In FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (coord.) Práticas interdisciplinares na escola. 13º ed. ver. eAmpl. Ed. Cortez, São Paulo. 2013.

PEREIRA, Lucia Helena Pena. Ludicidade e arte-educação. Tecendo Fios e cores. In: PORTES, Erio Antônio (Org.). Diálogos sobre ensino, educação e cultura. Rio de Janeiro: E. papers. 2006.

SCHÉRER, Rene. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira – Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2009 (Educação: Experiência e Sentido)

VIANNA, STRAZZACAPPA. Teatro na Educação: Reinventando Mundos. 2012. p. 115-138. In: FERREIRA, Sueli (org.). O Ensino das Artes. 10ª ed. Papirus Editora. Campinas – SP, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v4i3.2423

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.