APLICAÇÃO DE TÉCNICAS COMPUTACIONAIS DE ANÁLISE DE CURVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Paulo de Sá Filho, Theófilo Machado de Sousa Neto, Marco Antônio de Carvalho

Resumo


O presente artigo apresenta ferramentas computacionais que, aplicadas na educação básica, oferecem auxílio aos estudos de funções, além de incentivar os alunos a realizarem a análise de dados empíricos. Apresenta-se o estudo de caso realizado em turma de terceiro ano do ensino médio. Utilizam-se os Softwares Qtiplot e Calc para a manipulação dos dados obtidos de forma empírica no experimento proposto, onde a resistência elétrica é obtida através da variação de parâmetros elétricos específicos. Os dados experimentais encontrados durante a atividade prática foram, a princípio, organizados em gráficos que não seguem critérios matemáticos, uma vez que os estudantes se basearam somente em seus conhecimentos prévios sobre o assunto, levando-os a resultados estimados divergentes dos valores experimentais. Em seguida, são apresentados os softwares matemáticos para o auxílio na análise gráfica, permitindo a construção gráfica com rigor matemático e precisão, levando a dados estimados próximos aos encontrados experimentalmente. Nota-se maior empenho dos alunos com utilização das ferramentas computacionais propostas, tendo em vista, resultados obtidos com menor esforço algébrico, fator este que os incentivou a continuar aplicando as novas competências desenvolvidas.

Palavras-chave


Ferramentas computacionais. Prática experimental. Análise gráfica. Análise de dados. Ensino.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i1.2441

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