RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ENCONTRO COM A LITERATURA AFRICANA NO ENSINO MÉDIO

Guilherme da Silva Batista

Resumo


O estágio supervisionado obrigatório é requisito parcial para obtenção de título de licenciado para quaisquer cursos de licenciatura. O seguinte relato evidenciará a aula de regência, etapa final do estágio, que teve como proposta trabalhar autores de literatura africana de língua portuguesa com turmas de quarto ano do ensino médio. A sequência didática previu elementos pré-textuais para reflexão acerca das temáticas identidade racial e representatividade inseridas no texto. O principal propósito da atividade foi fazer com que os alunos – na condição de leitores literários em construção – pudessem problematizar as questões abordadas no texto literário e exercitar o pensamento crítico por meio de atividades linguísticas e epilinguísticas sugeridas em exercícios e debate. O resultado da aula foi a elaboração de resenhas por parte dos alunos sobre um dos autores e obras apresentados ao longo do período de estágio.

Palavras-chave


Literatura Africana; Práticas de Leitura; Estágio Supervisionado; Representatividade Negra; Leitor Literário.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

COLOMER, Teresa. Ler, expandir e conectar. In: Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

HONWANA, Luís Bernardo. As mãos dos pretos. In: Nós matamos o Cão Tinhoso. São Paulo: Kapulana, 2017.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. 2ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

ROUXEL, Annie. O advento de leitores reais; tradução: Rita Jover-Faleiros. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide L. de (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

SCHEFFEL, Marcos. Leituras mediadas do conto na sala de aula. Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i1.2443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.