A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’

Carlos Saul Araujo Trujillo, Nathália Soares Pinto

Resumo


O presente relato tem por objetivo narrar algumas experiências de ações promovidas pelo “Fragata: Itinerâncias Literárias”. Iniciado em 2017, esse projeto interinstitucional de extensão envolve cinco escolas públicas das redes federal e estadual, que promovem rodas de leitura internas e, ao final de cada mês, se reúnem em um encontro único de “itinerância”. A partir da noção de “dodiscência” (FREIRE, 1996) e do “saber de experiência” (LARROSA, 2002) busca-se, por meio dos círculos de leitura, de diferentes mediações de leitura e do afeto, coadunar experiência vivida e lida. Essas práticas incentivam a formação de leitores literários críticos e autônomos (FREIRE, 1996), gerando, também, uma reflexão acerca da prática docente. O tema abordado no primeiro semestre de 2019 foi o da “Memória”, contemplando os seguintes subtemas: “Memórias ancestrais”, “Memória subjetiva”, “Memória como resistência” e “Memória a ser construída”. A partir dessa trajetória, optamos por detalhar nesta comunicação, por meio do relato de experiência dos bolsistas, as atividades e vivências do módulo intitulado “Memória a ser construída”.


Palavras-chave


Formação do leitor; Leitura; Roda; Literatura

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

DIDION, Joan. O ano do pensamento mágico / Joan Didion; tradução de Paulo Andrade Lemos. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. cap.14, p.163-165.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HORTA, Maria Teresa; COSTA, Maria Velho da; BARRENO, Maria Isabel. Novas Cartas Portuguesas - Edição Anotada. D. QUIXOTE. Edição do Kindle.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, s/v., n. 19, pp. 20-28., jan.-abr. 2002.

MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho. Rio de Janeiro: Record, 1964. p.87-89

ZARVOS, Clarisse; SMALL, Daniele Avila; BARCELO, Mariana. Há mais futuro que passado: um documentário de ficção. Belo Horizonte: Javali, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i1.2453

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.