LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS

Rafael Guimarães Botelho

Resumo


Este artigo, que versa sobre livros infantis informativos na Educação Física, tem por objetivo principal discutir a relevância das obras informativas, que contemplam o movimento humano, para a Educação Física na escola. Para tanto, um primeiro critério adotado foi o panorama de não exaustividade na identificação das obras informativas. Para auxiliar a análise das obras, foram empregadas as técnicas de análise de assunto e análise de conteúdo. Os livros informativos apresentam objetivos e características específicos, que os distinguem das obras infantis de ficção. Seus propósitos são transformar informação em conhecimento e estimular, na criança, a aprendizagem de um determinado assunto. Neste artigo foram analisados quatro livros informativos com assuntos relacionados à Educação Física. Para a pergunta “Por que livros informativos para a Educação Física?”, foram deslindados dois argumentos: 1º) os livros informativos podem estimular a imaginação; e 2º) os livros informativos podem estimular o conhecimento sobre assuntos relacionados à Educação Física. Em substância, está claro que os livros informativos analisados podem sim ser inseridos nas atividades escolares da Educação Física.


Palavras-chave


Literatura infantil; Livros informativos; Educação Física

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i3.2499

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