PROJETO LEITURA EM FAMÍLIA: A FORMAÇÃO DO LEITOR COMO DIREITO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Queiti Cristina Pereira

Resumo


O presente trabalho narra experiências e acontecimentos vividos por uma turma de Educação Infantil do segmento Pré-Escola e sua professora, durante o “Projeto Leitura em Família”, com o objetivo principal de envolver as famílias no ato de ler histórias para as crianças, oportunizar que estas exerçam sua autonomia leitora, criando e fortalecendo vínculos familiares. Como abordagem teórica, nos aproximamos das discussões da criança como sujeito de conhecimento e cultura, defesa que destaca o potencial da literatura como caminho e acesso para uma educação mais humanizadora, que potencialize modos e maneiras de as crianças se compreenderem e narrarem no e com o mundo. Nesse contexto, inserir o livro no cotidiano dessas famílias foi um desafio perseguido e narrado, pois pôde possibilitar infinitas formas de interação e ressignificações do ato de ler com os pequenos. Os resultados obtidos superaram as expectativas, uma vez que houve envolvimento das famílias e crianças na realização do projeto.


Palavras-chave


Leitura; Criança; Família; Educação Infantil; Livro.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Ludmila Thomé de. Leitura literária entre professoras e crianças. In: BRASIL. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender. Brasília: MEC/SEB, 2016, p. 89-106.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CANDIDO, A. Vários Escritos: Antonio Candido. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CASTRO, Michele Guedes Bredel de. O direito da criança de participação no processo educativo: a perspectivas das crianças na Educação Infantil. Revista Pró-discente, v. 21, n. 1, p. 25-51, jan./jun. 2015.

GUEDES, Adrianne Ogêda; CHAVES, Iduina. Caminhando com a literatura: pressupostos teórico-metodológicos. In: GUEDES, Adrianne Ogêda; et al. Prática de Ensino 4: volume único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009, p. 75-83.

PARREIRAS, Ninfa. O Brinquedo na Literatura infantil: uma leitura psicanalítica. São Paulo: Biruta, 2008.

REYES, Yolanda. A Casa Imaginária: Leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.

RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; GUEDES, Adriane Ogêda. Infância, alteridade e formação docente: encontro comas crianças como potência de transformação. Childhood & Philosophy, 14, 2018, p. 261-276.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i1.2746

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.