UMA INTRODUÇÃO DIDÁTICA AOS LOGARITMOS DE NAPIER A PARTIR DE SUA ORIGEM HISTÓRICA

Rogerio Luiz Quintino de Oliveira Junior

Resumo


Este trabalho aborda a concepção dos logaritmos por John Napier a partir de suas ideias e circunstâncias originais, além de apresentar um exemplo motivador na aplicação das tábuas de logaritmos de Napier, publicadas no início do século XVII, para calcular a distância entre duas cidades. Desta forma, pretende-se revelar, de uma forma prática, a contribuição que a invenção dos logaritmos trouxe para os cálculos necessários à Astronomia e, consequentemente, à Trigonometria Esférica, numa época onde eles eram feitos manualmente. A forma de abordagem interdisciplinar do exemplo mencionada acima tenciona realçar, para o leitor, a importância dos cálculos de multiplicações, divisões, potências e raízes inerente aos logaritmos e dar uma maior significação deles, fugindo, assim, da sua definição padrão adotada pelos livros didáticos nos dias de hoje e servir como um elemento motivador no ensino-aprendizado desses objetos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i2.2777

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ISSN 2525-2879 

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