O PLÁGIO NOSSO DE CADA DIA

Eridene Bezerra Bezerra

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso que foi baseado em situação real ocorrida durante o ensino remoto, em virtude do distanciamento social, necessário para combater a pandemia causada pelo COVID-19.  Para isso, foi realizada uma revisão de literatura através de uma pesquisa bibliográfica em artigos e sites da internet, com o intuito de produzir um estudo de caso, detalhando todas as etapas, possibilitando a sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa, em ambiente virtual. Desse modo, o referido caso problematiza o plágio nas produções escritas solicitadas aos estudantes do ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, busca-se fundamentação teórica na bibliografia que discorre sobre os temas abordados pela investigação. Assim, recorre-se aos estudos de Queiroz (2015) que apresenta uma perspectiva bastante didática para a produção de estudo de casos voltados para o ensino médio. Reporta-se também a autores como Borgianni (S/A) e Antonio (2015) que fazem uma discussão bastante atual acerca do plágio. Conclui-se que a temática levantada pelo caso em questão mostra-se bastante relevante para o processo de ensino-aprendizagem.

 


Palavras-chave


Estudo de caso; Plágio; Originalidade

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIO, Jorge Luiz. Plágio acadêmico e ética na pesquisa. Revista Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC. Itu/São Paulo. Nº 9 de junho de 2020. Disponível em: https://issuu.com/varvitu/docs/artigo_5_b586b72861f595. Acesso em 12 nov. 2020

BORGIANNI, Bianca. O mal da originalidade - como prevenir e lidar com plágio na escola. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas publicacoes/revista/artigos/artigo/677/o-mal-da-originalidade-como-prevenir-e-lidar-com-plagio-na-escola. Acesso em 12 nov. 2020.

HERREID, C.F.What’s makes a good case? Journal of College Science Teaching,Arlington, v.27, n. 3, p. 163-165, 1998a.

QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de casos aplicados ao ensino de Ciências da Natureza. São Paulo: Centro Paula Souza - Setec/MEC, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i2.2982

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.