IFRJ-Chess: A implementação de um projeto de xadrez no ensino médio técnico integrado do IFRJ campus Paracambi

Leandro de Oliveira Pereira, Antonio Cesar Consule, Wesley dos Santos Machado, Israel Souza

Resumo


O presente trabalho traz o relato da experiência de implantação do projeto de extensão IFRJ-Chess no âmbito do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ campus Paracambi ao longo dos seus seis anos de atuação. Neste período participamos de diversos editais internos sendo contemplados com auxílios e bolsas o que possibilitou a realização de diversas atividades, eventos e parcerias com outras instituições. Também foram obtidos expressivos resultados desportivos dos participantes do projeto em competições oficiais, o que mostra a efetividade da atuação do IFRJ-Chess na difusão da cultura do xadrez no IFRJ.  Com o desenvolvimento continuado deste projeto e suas ações vinculadas, tem-se consolidado na comunidade acadêmica a prática e treinamento enxadrísticos.  Tudo isso atrelado a um ambiente de pesquisa e estudos interdisciplinares, onde o jogo de xadrez é o elemento integrador.


Palavras-chave


Xadrez. Ensino. Extensão

Texto completo:

PDF

Referências


DANGAUTHIER, Pierre et al. Trueskill through time: Revisiting the history of chess. In: Advances in neural information processing systems. 2008. p. 337-344.

DE OLIVEIRA, Cléber Alexandre Soares. O xadrez como ferramenta pedagógica complementar na educação matemática. 2006.

DOS SANTOS, Marcel Silveira. A abstratividade das Ciências Químicas, Físicas e Matemáticas–O xadrez como auxílio no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Revista Saber Científico, v. 2, n. 2, p. 63-79, 2009.

FEXERJ, 44° Interclubes 2019 Classe C. Disponível em: . Acessado em 02 out. 2020.

FEXERJ, 43° Interclubes 2018 Classe C. Disponível em: . Acessado em 02 out. 2020.

FEXERJ, 42° Interclubes 2017 Classe C. Disponível em: .Acessado em 02 out. 2020.

HORIGUTI, A. M.; Sistemas de emparceiramento para torneios de xadrez. São Paulo: Sinergia, v. 8, n. 1, p. 45-50, jan./jun. 2007

KASPAROV, G. Xeque-mate: como a vida e os negócios são um jogo de xadrez. Trad. Thereza Ferreira Fonseca. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007.

MACEDO, Lino, PETTY, Ana Lúcia Sicoli e PASSOS, Norimar Christe.

Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PEREIRA, Kariston; PAVANATI, Iandra. A Experiência Do Next Nos Seus Oito Anos De Atividades Desenvolvidas Com O Jogo De Xadrez Na Universidade. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, v. 5, n. 1, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2020vol5n11010

REZENDE, Sylvio. Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2002.

SHENK, David. Immortal Game: A History of Chess. Souvenir Press, 2011.

WEGNER, Peter; GOLDIN, Dina. Computation beyond Turing machines. Communications of the ACM, v. 46, n. 4, p. 100-102, 2003. DOI: https://doi.org/10.1145/641205.641235




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i1.2994

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.