O SEGREDO

MARIVANE DE FÁTIMA DA CRUZ FAVACHO

Resumo


O presente estudo de caso aborda, de maneira simples e didática, os dilemas impostos pelo relativismo cultural que se refletem nos conceitos éticos e morais de acordo com determinada sociedade. Trata-se de um caso que ilustra a conversa entre duas amigas, em que uma comete um ato passível de punição. Contudo, ao confidenciar o ato para sua amiga – a segunda personagem – se vê colocada em um dilema moral. Nesse sentido, tal proposta se mostra relevante por possibilitar a reflexão dos educandos sobre aspectos morais inerentes à sociedade. A partir do direcionamento do professor, equipes definidas e o caso apresentado, a sequência didática segue com o uso da metodologia do brainwriting, ou seja, o debate de ideias sobre o problema. Após esta fase, a atividade segue com a “árvore de problemas”, uma estratégia voltada à análise de problemas que permite identificar suas causas e os efeitos do problema central. Por fim, como método avaliativo, é solicitado aos alunos, a partir do uso de uma ferramenta digital, a criação de uma história em quadrinhos (storyboard). Espera-se que por meio desse estudo de caso os alunos possam refletir sobre o conceito de moral e compreender sua relação com a sociedade na qual estão inseridos compreendendo que a ética e a moral são alicerces de toda convivência humana.

Palavras-chave


ética; moral; relativismo cultural; estudo de caso

Texto completo:

PDF

Referências


ASPIS, R.L.; GALLO, S. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta mídia e educação, 2009.

BOAS, F. Antropologia cultural. 2ªed. Rio de Janeiro: Jorge Sahar, 2005.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Atica, 2000.

COSTA, A.A. Introdução ao Direito: uma perspectiva zetética das ciências jurídicas. Porto Alegre: Fabris, 2001.

D’AUREA-TARDELI, D. A Manifestação da Solidariedade em Adolescentes – Um Estudo Sobre a Personalidade Moral. Psicologia Ciência e Profissão, 2008.

GHEDIN, E. Ensino de filosofia no ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MARTON, F. Dilemas morais: o que você faria? Revista super interessante [online]. Disponível em: . Acesso em 13 nov. 2020.

GEEKIE. [E-book]. Pequeno glossário de inovação educacional. 2016. Disponível em: . Acesso em 13 nov. 2020.

GRAHAM, A.Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010. Disponível em: . Acesso em 13 nov. 2020.

PEIXOTO, A.G. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Disponível em: . Acesso em 13 nov. 2020.

PIERONI, L. G.; RAMASSOTE, R. M. R. Estudo de caso: cada macaco no seu galho. In: QUEIROZ, Salete Linhares; CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira (orgs.). Estudo de caso no ensino de ciências naturais. São Paulo: Art Point Gráfica e Editora, 2016. 42p. Disponível em: . Acesso em 13 nov. 2020.

PLATE, B. F.; ROSA, S. B. Ser cidadão: ética e moral. Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA), v. 4, n. 1. 2019.

QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. O. Ensinar e aprender ciências na educação básica a partir de estudos de caso. In: QUEIROZ, Salete Linhares; CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira (orgs.). Estudo de caso no ensino de ciências naturais. São Paulo: Art Point Gráfica e Editora, 2016. 116p. Disponível em: . Acesso em 13 nov. 2020.

RODRIGO, L. M.Uma alternativa para o ensino de filosofia no nível médio. In: SILVEIRA, Renê. J.T.; GOTO, Roberto. (orgs.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i2.3011

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.