“PROJETO ENEM”: CONTEXTO E OPORTUNIDADES PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Marina Dias Saraiva, Elaine Gomes Matheus Furlan

Resumo


No contexto de um panorama de desigualdades, a discussão sobre o direito à educação e o acesso ao ensino superior deve partir da análise histórica deste nível educacional e suas formas de ingresso, bem como, pensar nas diferenças socioeconômicas e culturais dos distintos grupos que formam o alunado brasileiro. Focalizando aspectos, o projeto aqui explorado, foi desenvolvido pelos licenciandos dos cursos de Licenciatura, no contexto do PIBID e a partir de demandas identificadas, com o intuito de informar e proporcionar conhecimentos com reflexões sobre a continuidade dos estudos após a educação básica. Portanto, foram abordados aspectos históricos sobre o acesso ao ensino superior e as tentativas de democratização deste nível dos tempos coloniais ao século XXI, bem como a importância de projetos desenvolvidos entre universidade e escolas públicas. O Projeto foi desenvolvido em 3 momentos, focalizando as seguintes temáticas: Vivências; SiSU e demais programas; Modalidades de cursos e expectativas após a conclusão do ensino médio. A atuação do PIBID neste projeto aproximou os alunos da educação básica, de modo mais confortável e informal, com a realidade acadêmica, sendo que, muitos licenciandos tiveram as mesmas condições socioeconômicas e angústias durante o ensino médio, situação semelhante à maioria dos estudantes da escola. Além disso, ao final das atividades desenvolvidas, observou-se nos alunos, o despertar de um maior desejo em seguir com os estudos em nível superior, reconhecendo as políticas de acesso e as formas de permanência na universidade.

Palavras-chave


Ensino superior; PIBID; Educação básica

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v7i2.3095

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