INCLUSÃO ESCOLAR: ASPECTOS LEGAIS E AÇÃO DOCENTE

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Analides Flávia Caruso Costa, Lucyelena Amaral Picelli

Resumo


A educação inclusiva fundamenta-se numa concepção de escola como espaço uno, de humanização que, sem dúvidas, enfrenta diversos impasses no contexto atual. Ela representa mais que um conceito concatenado ao acesso à educação de qualidade para todos no ensino regular, mas sim um modo de pensar e desenvolver a ação docente. Objetiva-se nesse trabalho discutir o processo inclusivo escolar e sua relação com as práticas pedagógicas e a docência na educação básica. Este estudo possui cunho exploratório e o encaminhamento metodológico aconteceu através de revisão bibliográfica, tendo por base autores que fundamentam a temática. As políticas públicas asseguram a matrícula ao ensino regular, contudo, não há, na prática a garantia de uma permanência de qualidade aos seus pares. Nesse sentido, práticas pedagógicas adequadas podem proporcionar condições ideais para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com e sem necessidades educacionais especiais. A ação docente deve ser transformadora e romper com as práticas fragmentadas, que reduzem as singularidades dos educandos.

Palavras-chave


Diversidade; Equidade; Educação; Práxis

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i3.3105

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ISSN 2525-2879 

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