UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DE RELATIVIDADE GERAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA A FACILITAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Wilton Souza Sampaio, Antônio Nunes de Oliveira Vieira, Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, George Frederick Tavares da Silva

Resumo


No presente trabalho, analisamos os resultados de uma experiência relacionada à introdução de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Básico, especialmente no que se refere à Teoria da Relatividade Geral. Durante a comemoração do centenário do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade Geral no município de Sobral, no Ceará, oferecemos um minicurso para professores da rede básica de ensino (Ensino Fundamental e Médio). No curso, os participantes tiveram contato com uma abordagem lúdica da teoria, no qual foi feito uso de brinquedos científicos para ilustrar os conceitos básicos presentes na Teoria da Relatividade Geral. Ao final do minicurso, foi coletada a opinião dos professores, o que nos permitiu discutir sobre a eficácia da abordagem usada, além de sugerir ações em favor da formação dos professores. Tivemos como objetivos a complementação da formação dos professores da rede básica de educação, e avaliar a eficácia e viabilidade da nossa proposta de ensino. No geral, a proposta foi bem aceita entre os participantes do curso, e os mesmos, diante da abordagem experimentada, acreditam que tópicos das Teorias da Relatividade Restrita e Geral podem ser inseridos no Ensino Básico. Vários professores afirmaram ter ido participar do curso em busca de formação complementar, e disseram compreender os assuntos trabalhados a partir da metodologia usada, portanto, entendemos que nossos objetivos foram alcançados.


Palavras-chave


Relatividade; Experimentos; Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


CHAVES et al. As dificuldades de aprendizagem no ensino de Matemática e Física dos alunos do 2º ano do ensino médio. III Congresso Internacional das Licenciaturas, 2016. Anais III COINTER PDVL. Vitória de Santo Antão: IFPE; 2016. Disponível em: < https://cointer.institutoidv.org/pdvl/pdvl2016.php>. Acesso em: 17 set. 2020.

COSTA Jr et al. Um estudo estatístico sobre o aproveitamento em Física de alunos de ensino médio e seus desempenhos em outras disciplinas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 1. 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2019.

CORRÊA, João A.; et al. – A Inserção da Física Moderna no Ensino Médio. In: SIMPÓSIO

NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 15. 2003, Curitiba. Atas do XV SNEF. Curitiba:

UFPR; CEFET-PR,2003. Disponível em:

. Acesso em: 17 set. 2020.

HEBERHARDT, D.; et al. Experimentação no ensino de Física Moderna: efeito fotoelétrico com néon e LEDs. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3. 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2019.

MEDEIROS, A. E.; MEDEIROS, C. F. Einstein, a física dos brinquedos e o Princípio da Equivalência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3. 2005. Disponível em: < http://periodicos.bu.ufsc.br/>. Acesso em: 29 abr. 2019.

OLIVEIRA, A. N.; ALMEIDA, C. A. S. Ensino de Relatividade Especial no Ensino Médio: uma abordagem progressiva. In: LIMA, I. B. org. Didática, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática: múltiplos olhares, II: didática e ensino de ciências e matemática.

Fortaleza: Editora UECE, 2013.

SAMPAIO, W. S.; OLIVEIRA, A. N.; SIQUEIRA, C. A. S. As Teorias da Relatividade no Ensino Básico: uma revisão de literatura para traçar o perfil dos trabalhos publicados no Brasil entre 2000 e 2018. Conexões – Ciência e Tecnologia. v.13, n. 4, p. 45 – 53. 2019. Disponível em: < http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1857/1365>. Acesso em: 23 mar. 2020.

SOGA, D.; FAES, D. M.; MURAMATSU, M. Simulação experimental do eclipse solar de Sobral em 1919: Uma comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Física na Escola, v. 17, n. 1. 2019. Disponível em: . Acesso em: 11

jul. 2019.

TEJINDER, K. et al. Teaching Einsteinian Physics at Schools: Part 1, Models and Analogies for Relativity. Physics Education, v. 56, n. 6. 2019.

TIPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A. Física Moderna. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed LTC, 2008.

KOHATSU, D.; MURAMATSU, M. Eclipse em escala. Física na escola, v. 17, n. 1. 2019. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i3.3112

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.