A LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Marcos Antônio Guedes Caetano

Resumo


Na atualidade é marcante a presença de ideias matemáticas como abordagens que integram o contexto do novo coranavírus. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo a partir de informações que estabelecem ligações entre os saberes matemáticos e a pandemia da covid-19, estimular a leitura e a escrita em matemática, remotamente, junto aos alunos do ensino médio do Colégio Polivalente de Caravelas. Justifica-se esse estudo como forma de contribuir para que o aluno reconheça o papel do conhecimento matemático como alicerce de construções e descobertas nesse cenário pandêmico, além de compreender a importância que tem as práticas de ler e escrever nas questões de ensino e aprendizagem desse componente curricular. Para esta fundamentação, adota como pressuposto teórico-metodológico as reflexões de Freire que traz considerações pertinentes ao ato de ler vinculado a uma percepção crítica, interpretativa e reescritiva. Apoia-se também na BNCC, que enfatiza a importância da construção de aprendizagens em sintonia com as vivências dos estudantes, sem perder de vista os recursos tecnológicos, tão fundamentais nessa exposição. Diante desse enfoque, que incluem as produções realizadas pelos alunos, presume-se que incorporar os processos de leitura e escrita como estratégias organizadoras e integradoras do ensino de matemática, a partir de temas transversais contemporâneos é imprescindível. Principalmente, por se constituir exercícios escolares que muito contribui para a sua aprendizagem.


Palavras-chave


Matemática; Leitura e escrita; Ensino médio; Covid-19.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, Maria José. Praticando Matemática. 4. ed. renovada. São Paulo: Brasil, 2015.

BAHIA. Textos letramentos. Secretaria da Educação do Estado: Bahia, 2016. Disponível em: http://educadores.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/documentos/2016/textos-letramentos-2-ac41.pdf . Acesso: jan. 2021.

BARBOSA, Silveria Rolin; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Letramento em matemática no processo ensino e aprendizagem. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Secretaria da Educação: Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_mat_artigo_silveria_rolin_barbosa.pdf . Acesso: jan. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: jan. 2021.

________.Temas contemporâneos transversais na BNCC - Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos . Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf Acesso em: jan. 2021.

________. Universidade Federal de Juiz de Fora. Matemática a serviço do combate ao coronavírus. Portal UFJF, abril de 2020. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/17/matematica-a-servico-do-combate-ao-coronavirus/. Acesso: jun. 2020.

________. Universidade Federal do Amapá. Universidade de Singapura divulga modelo Matemático sobre a COVID-19 no Brasil. Disponível em: http://www.unifap.br/universidade-de-singapura-divulga-modelo-matematico-sobre-a-covid-19-no-brasil/ . Acesso: jun. 2020.

CAETANO, Marcos Antônio Guedes. Leitura e escrita nas aulas de matemática em tempos de coronavírus. In: IV Feira de Matemática na UESC, Ilhéus, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1gx6wcmKnhRmDKBkPKLYtE_EfwJfetxlN/view?usp=sharing Acesso: jan. 2021.

CAREGNATTO, Danielle; JUSTO, Jutta Cornelia Reuwsaat. Relações entre Matemática e Língua Materna em Processos de Aprendizagem Matemática Inicial e Alfabetização. In: JUSTO, Jutta Cornelia Reuwsaat e Farias Maria Eloisa (orgs.). Temas contemporâneos em Educação Matemática e Educação em Ciências. Canoas: Ed. Ulbra, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf . Acesso em: jan. 2021.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Alfabetização Matemática: o cotidiano da vida. Bolema, Rio Claro – SP, v. 6, n. 7, 1991. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:tHEIkprm-HoJ:https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10713/7096+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br . Acesso em: jan. 2021.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MAIA, Dennys Leite; FILHO, José Aires de Castro. Dispositivos móveis e redes sociais como instrumentos pra formação de professores que ensinam matemática. In: CYRINO, M. C. de C. T. (Org.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática: desafios e perspectivas. Brasília, DF: SBEM, 2018, p. 101-124.

MONTOITO, Rafael. Sylvie e bruno(s): um projeto sobre a inter-relação entre matemática e literatura a partir de uma obra de lewis Carroll. VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática – Ulbra, Canoas-RS, 2017. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7112/31. Acesso em: jan. 2021.

OLIVEIRA, Tory. O que move as fake news. In: Nova escola. São Paulo, Edição 313, junho-julho, 2018.

SCHNEIDER, Marizoli Regueira; CUSTÓDIO, José Francisco. Escrita nas aulas de matemática: Uma experiência.... In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013, Canoas. Atas do VI CIEN, 2013.

SMOLE, Kátia Stocco. Aprender a ler problemas em matemática. 2019. Disponível em:

https://mathema.com.br/artigos/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/. Acesso em: jan. 2021.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Comunicação em Matemática: instrumento de ensino e aprendizagem. 2019. Disponível em: https://mathema.com.br/artigos/comunicacao-em-matematica-instrumento-de-ensino-e-aprendizagem/. Acesso em: jan. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i3.3113

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.