LITERATURA NA PRÉ-ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA O ENCONTRO ENTRE LIVROS E CRIANÇAS

Queiti Cristina Pereira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades de práticas de leitura literária realizadas em uma turma de crianças de 5 e 6 anos, em uma Escola Municipal do Rio de Janeiro. Com objetivos específicos pretendeu-se conhecer como se dá o acesso das crianças ao livro e à leitura literária. O trabalho contemplou ainda uma breve análise da perspectiva de leitura e literatura sob a ótica de Freire (1989), Yunes (2002), Reyes (2010) e Candido (2017), passando pela importância de conhecer o lugar que o livro ocupa e possíveis práticas que propiciem o encontro de crianças com este objeto, levando em conta sua autonomia (MATOS, 2013).

 

 

 


Palavras-chave


Leitura; Leitura literária; Educação Infantil.

Texto completo:

PDF

Referências


BRANCO, Castelo Jordana; VILELA, Rafaela; CORSINO, Patrícia. Onde estão os livros na Escola? Discutindo espaços de livro e leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Anais do IV GRUPECI. Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa. Goiânia, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. PNBE na escola literatura fora da caixa. Brasília, 2014.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017.

CORSINO, Patrícia. Leitura literária na escola e produção de sentido. In: LIMA, M., CAVALCANTE, M., SALES, J., FARIAS, I. (orgs.) Didática e a prática de ensino na relação com a escola – Livro 1. Fortaleza: CE: Ed. UECE, 2015.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores associados: Cortez, 1989.

HORN, Maria Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

MATTOS, Maria Nazareth Souza Salutto. Leitura literária na creche: o livro entre texto, imagens, olhares, corpo e voz. 192 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In:___. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

REYES, Yolanda. A casa Imaginária: Leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.

YUNES, Eliana. Pensar a Leitura: Complexidade. São Paulo: Loyola, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i3.3143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.