O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Jhonny Damascena de Melo, Silmaria Soares Graça, Naédja Maria Firmo de Holanda, Delma Holanda de Almeida

Resumo


O Programa Residência Pedagógica – RP tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos futuros professores, a partir da imersão do licenciando na educação básica, sendo assim como o estágio, uma ponte entre a universidade e a escola. Para cumprir os objetivos do programa, dentre eles, promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação de professores as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Núcleo de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL estabeleceu sua ação através do uso de metodologias ativas, que são estratégias baseadas no estimulo do processo de ensino-aprendizagem, uma das vantagens no uso dessas metodologias é a tendência em motivar o aluno a participar espontaneamente na aula. Desse modo, a ação dos residentes (alunos da universidade que participam da RP) foi de grande importância dentro desse processo, pois observando e ministrando as aulas com auxilio dessas metodologias foi possível contribuir para melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Dessa forma, para realização da pesquisa foi utilizado um formulário contendo perguntas objetivas e subjetivas a respeito de como os alunos da escola contemplada avaliavam as ações realizadas com a chegada da RP. Os resultados foram organizados em forma de gráficos. Sendo assim, podemos concluir que as metodologias ativas, podem tornar-se facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolver raciocínio crítico e estimular o desenvolvimento cognitivos dos alunos.

Palavras-chave


Metodologias Ativas; Ensino de Ciências; Avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i4.3220

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.