O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: DIFICULDADES E INCERTEZAS

Álvaro Gonçalves de Barros, Carmen Elena das Chagas, Marcel Franco de Oliveira, Risiberg Ferreira Teixeira

Resumo


O novo paradigma do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em situações de ensino parece estar em sentido favorável, no que concerne à opinião dos docentes a respeito da utilização dessas em sala de aula. Alguns professores, ao terem os primeiros contatos com as tecnologias, exprimiram algumas dificuldades, acrescidas de incertezas nessas situações, assim como na construção e na mediação do conhecimento utilizando-as em suas práticas pedagógicas. Nesse caso, faz-se necessário compreender como o professor supera os obstáculos no seu cotidiano para fazer uso do novo paradigma das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, TDIC, em sala de aula, em função de uma aprendizagem significativa. O presente artigo realça resultados obtidos por meio de uma investigação que objetivou identificar a influência das TDIC em práticas pedagógicas, mais precisamente, os fatores de impedimento que supostamente contribuem para que alguns professores venham a sentir desconforto ou dificuldades no uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, atuando em disciplinas propedêuticas de quatro escolas públicas do município de Cabo Frio - RJ Através de levantamento em referencial teórico sobre o tema e aplicação de questionários online e presencial, foi possível identificar necessidades docentes por capacitação, envolvendo atividades práticas com as TDIC e ensino. A oportunidade para avançar nesse assunto e desenvolver novas maneiras de lidar com as tecnologias digitais em sala de aula evidência que muito se faz necessário avançar nesse campo de estudo.

Palavras-chave


Tecnologias digitais; Práticas pedagógicas; Ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i4.3222

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ISSN 2525-2879 

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