ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: TEATRO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA

Aline Ferreira Rodrigues, Rosária Helena Ruiz Nakashima, Vera Lúcia Caixeta

Resumo


Este texto é o resultado de uma pesquisa cujo principal objetivo foi refletir sobre as potencialidades do teatro para o aprendizado sobre a História da África e da Cultura Afro-Brasileira, no Ensino Médio. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, orientada pela observação participante, com o uso de diário de campo, durante nove encontros com alunos da escola pública estadual CEM “Benjamim José de Almeida” de Araguaína-TO. A partir de exercícios teatrais e de reflexões sobre a África e Cultura Afro-Brasileira, defendemos a possibilidade de uma aprendizagem histórica que contribui tanto para o desenvolvimento do protagonismo, da criatividade e da sensibilidade dos estudantes, quanto para uma compreensão crítica e orientação histórica no tempo presente.

Palavras-chave


Ensino de História da África; Lei 10.639/2003; Teatro; Práticas de Ensino; Criatividade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i4.3224

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.