Ciências e revoluções Um relato de experiência de um trabalho integrado entre Física e Sociologia com estudantes de Ensino Médio

Marcelo Araújo, Igor Lôbo

Resumo


Este artigo propõe-se a ser um relato de experiência de um trabalho integrado entre as disciplinas Física, História e Sociologia, inspirando-se no conceito de interdisciplinaridade. Propusemos, pois, uma atividade em grupo a ser confeccionada pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio, visando à compreensão, por eles, das interfaces existentes entre áreas que reputamos distintas, distantes e, por vezes, estanques – não somente para os estudantes, mas para nós mesmos, os docentes. Os resultados, a despeito dos problemas de compreensão da proposta e da tendência em expressar-se de forma a privilegiar uma ou outra das disciplinas em conjunção, mostraram-se satisfatórios, incitando novas empreitadas com este esforço pedagógico.

Palavras-chave


Ensino Médio; Trabalho integrado entre Física e Sociologia; Relato de experiência; Ciências e revoluções

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, 2ª. ed. São Paulo: Pioneira, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

HARTMANN, Angela Maria e ZIMMERMANN, Erika. “O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das ‘Duas Culturas’ ”. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 7, nº 2, 2007.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

MION, R.; ANGOTTI, J. A.; BASTOS, F. P. “Educação em Física: discutindo Ciência, Tecnologia e Sociedade”. In: Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i1.704

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.