Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
Resumo
Este trabalho relata uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2a série do Ensino Médio de um colégio pertencente à Rede Federal de Ensino Básico, Ministério da Educação, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O propósito norteador das atividades foi o de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios da temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em seis grupos com três alunos em cada, conforme afinidades pessoais entre eles, sem a interferência do professor. As questões que serviram às reflexões pessoais, coletivas e às discussões nos grupos menores e na turma como um todo foram propostas por meio de textos escritos em dez tiras de papel, cada questão em uma tira, presentes em Teixeira (2016) com modificações. As questões tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem das recomendações e das considerações e avaliassem suas crenças e concepções concernentes à temática. Tal experiência constituiu-se parte essencial de um repertório que visa apresentar razões que justifiquem posterior desenvolvimento de conceitos de Matemática Financeira. Quanto à fundamentação teórica no que se refere à escolha metodológica, valemo-nos de práticas reflexivas defendidas por Zeichner (1993).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/ Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília, 1999, 114p.
BRASIL, BNCC – Base Nacional Curricular Comum (proposta), Ministério da Educação, Brasília, 2016.
TEIXEIRA, P. J. M., Problemas Básicos de Matemática Financeira. Pagar à vista ou pagar parcelado? Qual a taxa de juros? Qual a melhor decisão a tomar? Livraria Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 203p., 2016.
ZEICHNER, K.M., Formação reflexiva de professores: ideias e práticas, Educa, Lisboa, 1993.
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.793
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2525-2879

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.