A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
Resumo
Este artigo, parte de uma tese acerca da construção da (in)disciplina na escola, tem como objetivo discutir as mudanças pela qual a escola atual tem passado, devido ao fato da mesma estar inserida no contexto sócio-histórico da pós-modernidade. A escola não pode mais ser a mesma criada no século XIX, mas ainda não consegue se reconstruir como uma instituição que representa e reproduz a sociedade atual, com seus valores, crenças e verdades. Conclui-se que a instituição escolar precisa se reconstruir para reencontrar seu espaço no contexto de uma sociedade pós-moderna. Ela ainda possui um status muito importante na sociedade atual, uma vez que é o espaço obrigatório de formação, para qual são enviados as crianças e os jovens de cada cidade, estado, país. No entanto, seu status simbólico, sua relevância, seu papel, estão cada vez menos claros e definidos. Por isso, a escola precisa se redefinir para manter sua importância e seu papel na sociedade atual.
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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.800
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