Napne de São Cristóvão II: ações que visam à educação de qualidade para todos

Adriane Gomes Farah

Resumo


Este artigo trata das ações empreendidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, do campus São Cristóvão II (Napne/SCII), junto com a direção (gestão 2014-2017) e com a equipe pedagógica, em prol de uma educação não só inclusiva, mas também com vistas ao sentimento de pertença e à autonomia de participação de todos os estudantes. Aborda em que bases são concebidos os conceitos de inclusão, necessidades específicas e acessibilidade. Distingue e exemplifica as ações integradoras, inclusivas e que pressupõem a diversidade em sua essência, discutindo a validade de todas elas no contexto educacional do Colégio Pedro II.

Palavras-chave


Napne/SCII – Integração – Inclusão – Pertencimento e participação

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

------. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 nov. 2011. Disponível em: . Acesso em nov de 2016.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Summus Editorial, 2015

MARQUES, Carlos Alberto e MARQUES, Luciana Pacheco. “Do universal ao múltiplo: os caminhos da inclusão” In: LISITA, Verbena e SOUSA, Luciana. Políticas Educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003

TIBALLI, Elianda. “Estratégias de Inclusão frente à diversidade social e cultural na escola” In: LISITA, Verbena e SOUSA, Luciana. Políticas Educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003

WERNECK, Cláudia. Integração ou Inclusão? Conceitos básicos para usar este manual. Em: Manual da mídia legal 1: jornalistas e publicitários mais qualificados para abordar o tema inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. – Rio de Janeiro: WVA, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v2i1.970

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.