Sala de Leitura __ que sala é essa?

Rosa Maria Noronha Dias

Resumo


A proposta deste artigo é apresentar um pouco do que são as Salas de Leitura das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, não apenas em termos de espaço físico, materiais disponíveis, profissionais a elas vinculados __ professoras e professores regentes de Sala de Leitura __ como também os objetivos a que se destina. Em alguns momentos, falarei especificamente da Sala de Leitura onde atuo e da metodologia que utilizo __ projetos de trabalho. Também pretendo problematizar sobre a partir de que lugar a leitura, a matéria-prima deste espaço escolar, é oferecida aos alunos e que usos eles são (ou deveriam ser) estimulados a fazer dela.


Palavras-chave


Sala de Leitura, leitura, literatura, formação de leitor.

Texto completo:

PDF

Referências


BAJOUR, Cecília – Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

REYES, Yolanda - Mundos possíveis. Explorar a fantasia… para inventar a realidade. Revista Emília, abril de 2013. Disponível em: http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=299 Acesso em 31/08/2016.

RIO DE JANEIRO - Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: Sala de Leitura. 2.ed. Rio de Janeiro, 2007.

RIO DE JANEIRO - Secretaria Municipal de Educação. Resolução SME nº 1072, de 31 de março de 2010. Dispõe sobre a estrutura e o funcionamento das Salas de Leitura nas Unidades Escolares da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e dá outras providências. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwjRuaWOl-3OAhXHjpAKHRjtAOkQFggeMAA&url=http%3A%2F%2Fportais.rioeduca.rio.gov.br%2FPortais%2F4%2FArquivos%2FRESOLU%25C3%2587%25C3%2583O%2520DE%2520SALA%2520DE%2520LEITURA%2520SME%2520N%25C2%25BA%25201072.doc&usg=AFQjCNGFh7avBEh03jD4yTI27BkpUIL7RA&sig2=CGm7vYQxKJ96AarYbiMMYw Acesso em 31/08/2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v2i1.979

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.