NOTÍCIAS

 24/03/2014


 Alessandra Pio, coordenadora do NEAB


O Conselho Superior do Colégio Pedro II empossou nesta segunda-feira, 24/3, a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Alessandra Pio. O Núcleo tem como função debater e propor ações sobre a questão étnica no âmbito do Colégio Pedro II. Segundo Alessandra Pio, entre as primeiras atribuições do NEAB está a criação de duas frentes de trabalho, com a participação de um representante de cada campus.


Um dos temas de pesquisa proposto pelo NEAB gira em torno do levantamento de dados e da análise sobre a entrada e permanência dos alunos negros no Colégio Pedro II. Outro foco do Núcleo é debater a identidade do estudante negro. “É preciso resgatar e valorizar os exemplos de sucesso entre os alunos e ex-alunos. Também precisamos promover o ensino da literatura e história negra”, ressaltou Alessandra Pio. O critério de escolha dos representantes de cada campus será divulgado em breve por meio de edital.

 


Professor Oscar Halac, Reitor do Colégio Pedro II


"Temos de trabalhar a educação para as relações raciais primeiro dentro da instituição, pois muitos servidores não sabem lidar com as questões do negro. Queremos​ que o NEAB seja referência, mas para isso precisamos do envolvimento de todos", alertou a coordenadora.


O reitor Oscar Halac ressaltou a importância da criação do Núcleo e lembrou que o número de alunos negros que ingressam no Colégio Pedro II ainda é muito reduzido frente a porcentagem da população negra brasileira. “O que se cria com o NEAB não é apenas um núcleo de pesquisa, é uma voz. Esperamos que essas distensões entre os indivíduos sejam cada vez mais reduzidas. Mudanças nesse aspecto não são apenas étnicas, mas sociais”, afirmou o reitor.

 

Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial

Representando o Colégio Pedro II, Alessandra Pio participou do 'Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial: O Papel da Educação', que aconteceu em Brasília (DF), no último dia 21/3, evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e UNESCO no Brasil. Na ocasião, a coordenadora pôde estreitar relacionamento com membros do MEC e da secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).


Durante o evento, o diretor da Secadi, Thiago Thobias, em reunião com Alessandra Pio, afirmou ter grande expectativa em relação ao novo Núcleo e enfatizou a necessidade de um evento para lançá-lo na comunidade. O presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Prof. Paulino Cardoso, ratificou a importância dos debates fomentados pelas equipes NEAB de todo o Brasil, que agora contam com a participação do Colégio Pedro II. Já a  Prof. Dra. Petronília Beatriz/UFSC, palestrante do seminário, recomendou calma para esse processo inicial e destacou que o importante no momento é agregar, encontrar os pares e desenvolver a proposta. Alessandra solicitou mais exemplares do material disponibilizado pela Secadi/MEC, para compôr um acervo que atenda às demandas da comunidade escolar. Alguns podem ser encontrados na página http://etnicoracial.mec.gov.br/.

 

 Bianca Souza

Coordenadoria de Comunicação Social


 

ATOS ADMINISTRATIVOS

AGENDA INSTITUCIONAL

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Acessos Hoje:1870  Total Acessos:34403076