Linguagem Musical para os alunos de Produção Cultural: relato de experiência de composição

João Marcelo Lanzillotti da Silva

Resumo


Apresenta-se uma prática pedagógica musical aplicada no curso de Produção Cultural do IFRJ, em 2006, campus Nilópolis, que tem como finalidade proporcionar aos alunos do primeiro período deste curso uma vivência musical de maneira participativa e sensível.  Para este intuito, foi utilizada, como estratégia principal o processo de composição musical e uma prática de conjunto a seu respeito.  Durante as três aulas em que ocorreu esta atividade, observaram-se conceitos pedagógicos destacados por Murray Schafer (1992) e Keith Swanwick (2003), além de uma aproximação metodológica com princípios das oficinas de música.  Esta prática suscitou questões sobre composição no âmbito da aprendizagem musical, que são apresentadas ao final do texto.

 


Palavras-chave


Ensino de música; Composição; Prática de conjunto.

Texto completo:

PDF

Referências


FERNANDES, José Nunes. Oficinas de música no Brasil. Rio de Janeiro: Papéis e cópias, 1997.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu Silva e Guacira Lopes Louro. 10° ed. Rio de Janeiro Editora DP&A, 2005.

PAZ, Ermelinda A. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX. Metodologias e tendências. Brasília: Editora MusiMed , 2000.

____. 500 Canções Brasileiras. 1° ed. Rio de Janeiro: Luis Bogo Editor, 1989.

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. Tradução Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

SOBREIRA, Silvia G. Desafinação Vocal. 2°ed. Rio de janeiro: Editora MusiMed, 2003.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo. Editora Moderna. 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.