O Folclore Musical nas Escolas: permanências e inovações em experiências contemporâneas

Daniel Costa Fernandes

Resumo


Resumo: Esta monografia tem como objetivo relatar experiências contemporâneas na utilização do folclore e da cultura popular no âmbito do ensino formal, tendo como referência a atuação de professores de música em escolas de ensino fundamental e médio.  Buscando identificar permanências e/ou possíveis inovações sobre esta prática, confrontamos a mesma com o projeto de educação musical de Villa-Lobos, através da Superintendência da Educação Musical e Artística (SEMA), com a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (CDBF), e com os atuais PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumen: Esta monografía tiene como objetivo relatar experiencias contemporáneas en la utilización del folclore y la cultura popular en el ámbito de la enseñanza formal, teniendo como referencia la actuación de profesores de música en escuelas de enseñanza fundamental y secundaria. Buscando identificar permanencias y/o posibles innovaciones sobre esta práctica, la confrontamos con el proyecto de educación musical de Villa-Lobos, a través de la “Superintendência da Educação Musical e Artística” (SEMA), con la “Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro” (CDBF), y con los actuales PCN’s – “Parâmetros Curriculares Nacionais”.

Abstract: This paper aims to report contemporary experiments concerning folklore and popular culture, having the music teachers' performance in basic schools as a reference.  Our goal is to identify permanet and/or possible inovations of those practices confronting them with Villa-Lobos' musical project through the (SEMA), Company of Defense of the Brazilian Folklore (CDBF) and the current "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCNs).


Palavras-chave


Folclore; Cultura Popular; Educação Musical; Villa-Lobos; Superintendência da Educação Musical e Artística (SEMA); Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (CDBF); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

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      ISSN 2594-407X

 

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