Ensino superior e a formação do músico: docência e pesquisa

Fernando Galízia

Resumo


O texto é baseado na apresentação realizada pelo autor durante o IV Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II e I Encontro Nacional de Cursos Técnicos em Música, no Rio de Janeiro, em Setembro de 2018. Discorre sobre algumas pesquisas realizadas que possuem como foco o Ensino Superior de Música e sobre a área de Pedagogia Universitária em suas intersecções com a Educação Musical. Por fim, reflete-se sobre a docência de Música na Educação Superior atualmente para, nas considerações finais, concluir que a realidade em que vivemos hoje exige que o ensino superior de Música seja transformado, e não conservado.


Palavras-chave


Educação Superior; Ensino de Música; Paradigma Tradicional de Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

CANDAU, Vera Maria. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.

CUNHA, Maria Isabel da. Verbete pedagogia universitária. In: MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: RIES/ INEP, 2003.

FREIRE, Vanda Lima Bellard. Música e sociedade: perspectiva histórica e reflexão aplicada ao ensino superior de Música. In: Anais do Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, 01, 1992, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ABEM, 1992, CD-ROM.

GALIZIA, Fernando Stanzione. No “chão” da universidade: o Ensino Superior de Música na perspectiva intercultural. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, 2016.

GALIZIA, Fernando Stanzione; LIMA, Emília Freitas de. Ensino superior de Música: levantamento e análise da produção veiculada na Revista da Abem (1992-2013). Revista da ABEM, Londrina, v.22, n.33, p. 77-93, jul.dez 2014.

JARDIM, Vera Lúcia Gomes. Da arte à Educação: A Música nas escolas públicas 1838 – 1971. Tese (Doutorado em Educação), São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PENNA, Maura. Ensino de Música: para além das fronteiras do conservatório. In: PEREGRINO, Y. R. [et al]. Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1995.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em Música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v.22, n.32, p. 90-103, jan.jun 2014.

SADIE, Stanley (org). Dicionário Grove de Música. Ed. Conc. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

TORRES, Alda Roberta. A Pedagogia Universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da Educação Superior. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, 2014.

VIEIRA, L. B. A construção do professor de Música: o modelo conservatorial na formação e na atuação do professor de Música em Belém do Pará. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.