Diversidade e Música: a potencialidade de humanização pela educação musical na escola

Maria José Dozza Subtil, Regina Stori

Resumo


O texto apresenta uma discussão sobre o tema Música na Educação Básica: Abordagens e Diversidade. Trata-se de uma reflexão embasada no Materialismo Histórico e Dialético que historiciza e contextualiza a Educação Musical. O texto inicia com a descrição da forma como as Políticas Educacionais têm encaminhado o ensino de arte e de música, revelando o movimento contraditório de afirmação/negação dessa área no interior das escolas. Na sequência, aponta as funções da música, a partir de autores que reforçam a premissa da humanização pela potencialização das diferentes dimensões mobilizadas pela prática musical. Para finalizar, fundamenta a ideia de ‘diversidade musical’ como potencialidade de formação humana no contexto da sociedade brasileira atual, pela exegese dos conceitos lukaczianos de singularidade, universalidade e particularidade explicitados na obra Introdução a uma estética marxista.


Palavras-chave


Educação musical; Música; Diversidade; Humanização; Marxismo

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ABEM). Comentários sobre a Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Juiz de Fora, 11 de junho de 2018.

FORQUIN, J C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.

GORINA, V. O que é música? Reflexões em torno do facto musical. Lisboa: Editorial Verbo. 1971.

LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista- Sobre a Particularidade como Categoria da Estética. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970. (Coleção Perspectivas do Homem, v. 33)

MARX, K; ENGELS, F. Sobre literatura e arte. 3. ed. São Paulo: Global Editora, 1986.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná. Curitiba, 1990.

REALE, G; ANTISERI, D. História da Filosofia. São Paulo: Edições Paulinas, 1991. V. 1 – Antiguidade e Idade Média.

______.______. V. 3 – Do Romantismo até nossos dias.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Departamento Geral de Educação. Ofício circular nº 51/76. 24. Mar. 1976. In: RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Departamento Geral de Educação. A Educação Artística e os Documentos Legais. Unidade Modular I. Niterói: Imprensa Oficial, 1977. (Comunicação e Expressão – Educação Artística)

SAID, E. W. Elaborações musicais. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1992.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica – primeiras aproximações. São Paulo: Cortez – Associados, 1991.

SCHURMANN, E. F. A música como linguagem- Uma abordagem histórica. 2. Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

SUBTIL, M. J. D. A apropriação e fruição da música midiática por crianças de quarta série do ensino fundamental. Florianópolis, 2003. 227 f. Tese. (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.

______. A lei n. 5.692/71 e a obrigatoriedade da educação artística nas escolas: passados quarenta anos, prestando contas ao presente. Revista Brasileira Historia da. Educação, Campinas-SP, v. 12, n. 3 (30), p. 125-151, set./dez. 2012

______. Marxismo, arte e educação: As possibilidades de humanização pela educação artística. In: SCHLESENER, A. H; MASSON, G.; SUBTIL, M. J. D. Marxismo(s) e educação. Editora UEPG 2016a, p.207-225. ISBN 978-85-7798 -202 -8

______. Reflexões sobre marxismo e perspectiva teórico-metodológica para a pesquisa em políticas educacionais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, n. 2, p. 153-162, dez. 2016b. ISSN: 2175-5604.

SUBTIL, M. J. D.; STORI, R. Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: um panorama sobre o ensino de Arte a partir do processo de construção e implementação da proposta. Jornal de Políticas Educacionais, n° 15, Janeiro-Junho de 2014, pp. 72–83.

VÁZQUEZ, A. S. As ideias estéticas de Marx. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.