Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REVISTA N’GANHU é um periódico semestral, revisado por pares, com o objetivo de divulgar, discutir, promover e fomentar a produção científica e o debate acadêmico em torno de temas como racismo e sociedade, relações étnicor-raciais e indígenas e educação. Nossa linha editorial permite a abordagem de tais temas em transversalidade com demais áreas, porém sem tomar a dinâmica racial como apêndice argumentativo. Neste sentido, são particularmente bem-vindas contribuições com propostas epistemológicas antirracistas, afrocentradas e pós-coloniais/decoloniais, celebrando o êxito de povos africanos do continente e da diáspora africana e povos indígenas e índio-descendentes.

Os artigos deverão ser originais, frutos de pesquisa científica. A prioridade é para trabalhos cujo desenvolvimento já permite resultados substanciais, sendo aceitos trabalhos em desenvolvimento apenas com aprovação ad hoc. Serão bem-vindos também artigos em forma de Ensaios Teóricos/Artísticos, porém seguindo a linha editorial. 

A Revista conta com três seções: Artigos Temáticos (que serão avaliados a parir das chamadas temáticas específicas); Educação (artigos recebidos em fluxo contínuo); Resenhas (recebidas em fluxo contínuo, avaliadas por ondem de recebimento).

O Conselho Editorial, que tem caráter consultivo, é constituído por pesquisadores em diversas áreas da educação de nacionalidade e origem institucional diversificados, e é o principal responsável pela qualidade do conteúdo da revista, permitindo não apenas uma ampla divulgação entre acadêmicos da área, mas igualmente seriedade e rigor acadêmico.

A Revista N’GANHU não assume responsabilidade por conceitos e opiniões emitidos pelos autores dos manuscritos, porque não refletem necessariamente a opinião do Conselho Editorial da revista ou de seus Editores.

A Revista N’GANHU é organizada por membros do Grupo de Pesquisa, Estudos e Ações sobre Racismo, Relações Étnico-Raciais e Indígenas e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Colégio Pedro II e pretende se tornar uma das principais referências brasileiras para os estudos nas temáticas de interesse, procurando se firmar como Revista Científica de qualidade e como plataforma/dispositivo de referência teórica antirracista.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Esta revista recebe artigos em fluxo contínuo apenas para a seção Educação e para Resenhas. Demais artigos serão convocados a partir de chamadas temáticas específicas. Contamos com avaliadores selecionados pelos editores, que possuam grau de mestre ou doutor, especialistas nas mais diversas áreas acadêmicas, porém com formação ou publicações nas áreas de escopo da revista.

O tempo aproximado para uma decisão final é de 2 meses no caso de artigos que sejam rejeitados no primeiro ou segundo filtro e de 6 meses no caso dos artigos enviados para pareceristas ad hoc.

Os artigos aprovados serão enviados para revisão formal e ortográfica (copy-desk) e devolvidos ao autor para aceite das eventuais sugestões de alteração. Após a aprovação do autor, o texto seguirá para diagramação e composição final. Neste momento, não serão admitidos acréscimos ou modificações, exceto em casos excepcionais. Os editores reservam-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando o conteúdo original e o estilo do autor, que sempre será consultado.

A carta decisória enviada pelo Editor-chefe pode: i) aceitar o artigo para publicação, sem ou com alterações; ii) sugerir que o texto seja reapresentado para avaliação, sempre que feitas revisões substantivas; ou iii) negar a publicação. Caso o texto seja submetido para nova avaliação, a Editoria processará, no máximo, até duas reavaliações antes de tomar uma decisão definitiva.  

 

 

Periodicidade

A revista tem publicação semestral, inciando no segundo semestre de 2018 (número 1). As chamadas serão publicadas em semestre anterior.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


ISSN 2595-8682