DISCURSOS QUE PERPASSAM A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO DE JANEIRO

Viviane Rodrigues Santos Ângelo

Resumo


Após consulta a uma série de pesquisas que buscavam identificar os caminhos trilhados pela implementação da Lei Federal n.º 10.639 de 2003 nas escolas, principalmente no âmbito do ensino público brasileiro, constatamos que a legislação vem percorrendo caminhos tensos e complexos. Por essa razão, propusemos em pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do Cefet-RJ, um estudo de caso junto aos profissionais de educação de uma instituição escolar privada, buscando analisar os discursos sobre a implementação da lei no complexo campo das relações raciais brasileiras. Para tanto, utilizamos os referenciais teóricos da análise do discurso, que propõe um entendimento do plano discursivo que articule linguagem e sociedade, apreendendo o discurso como entrecruzamento de um texto e de um lugar social. Nessa perspectiva, estaremos atentos aos mecanismos de reprodução dos discursos e buscaremos, diante da contextualização dos fatos, recuperar o lugar e os diversos contextos que constituem os enunciados, estabelecendo paradigmas que possibilitarão uma maior aproximação com as questões que envolvem as práticas da lei.


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ISSN 2595-8682