A concepção e utilização de Jogos Digitais por alunos do ensino fundamental para o aprendizado de paisagens geográficas e evolução dos seres vivos

Alex Rodrigues, Elizabeth Paes, Jaqueline Silva, Lizandra Assunção

Resumo


Com o advento dos jogos digitais na educação, como dinamizadores do ensino, surge a possibilidade destesserem utilizados como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta dois projetos pedagógicos desenvolvidos por meio de recursos de jogos digitais, com alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II – Campus São Cristóvão II no ano letivo de 2016. Por meio de utilização de alguns softwares, os alunos construíram colaborativamente dois jogos de cartas, para o aprendizado de paisagens humanas e naturais (geografia) e evolução das espécies (ciências), este último suportado pelas mecânicas e dinâmicas do jogo Pokemon Go. Ao final dos projetos, foi possível perceber os seguintes resultados alcançados: aprendizado dos conteúdos específicos abordados, aprendizado das ferramentas computacionais utilizadas, capacidade de busca, seleção e tratamento da informação. Além disso, foi possível observar os seguintes resultados sócio-afetivos alcançados: capacidade de trabalhar em grupo, responsabilidade e colaboração.


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