Práticas Integradas de Informática Educativa na Educação Infantil do Colégio Pedro II

Aline Pereira, Angelica Moraes

Resumo


O presente trabalho se propõe a apresentar práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Informática Educativa no Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II. Trazendo como referências teóricas autores como Levy e Coll apresentamos a discussão acerca da apropriação de ferramentas materiais e simbólicas do ambiente cultural, com destaque para a cultura tecnológica informacional, em que a criança nasce e vive. O computador e os demais recursos tecnológicos atuais despertam naturalmente a curiosidade das crianças, e possibilitam novas formas de ler, de escrever, de criar e interagir, podendo ser utilizados como ferramentas lúdicas, instigantes e atrativas, favorecendo a construção do conhecimento.  Esses recursos, se bem pensados e planejados possibilitam que se realize um trabalho pedagógico que atenda a essas especificidades da Educação Infantil.  A Informática Educativa é uma das atividades oferecidas aos alunos da Educação Infantil, com o objetivo de permitir o acesso das crianças às ferramentas tecnológicas, apropriando-se da linguagem das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Destaca-se neste artigo a importância de um trabalho integrado entre as diferentes linguagens e espaços da escola para propiciar a criança uma aprendizagem a que possam atribuir significados.

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