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2021

Vol. 5, No 5 (2021): Volume especial - IX Seminário Mídias & Educação 2021

A  Revista  Interdisciplinar Parcerias Digitais, neste volume especial, com  grande satisfação, traz um conjunto de artigos apresentados durante o IX Seminário Mídias e Educação, cuja temática foi: “Tecnologias Digitais em cenários diversificados: o fazer pedagógico em tempos de mudança”, ocorrido entre os  dias 18 e 22 de outubro de 2021. O seminário,  promovido bienalmente pelo  Departamento de Informática Educativa do Colégio Pedro II,  ocorreu de forma totalmente on-line nesta nona edição e  buscou refletir  sobre o momento atual no qual a educação, assim como todos os setores da sociedade,  passaram por transformações em que a tecnologia se tornou meio/ferramenta fundamental para viabilizar os processos de ensino e de aprendizagem. 

Foram realizadas duas palestras, uma mesa redonda, uma roda de conversa e duas sessões de comunicações orais. Os debates foram  relacionados às abordagens e práticas de avaliação no ensino remoto,  acerca dos impactos do isolamento social e do ensino remoto no currículo e na cultura digital, dos desafios do ensino online em tempos de pandemia e pós pandemia, e as preocupações de como se desenvolveram as relações interpessoais nas plataformas educacionais (ensino on-line). Assim, esse volume é composto por sete artigos, sendo eles produtos das comunicações orais realizadas em sessões on-line durante o seminário. 

No primeiro artigo, intitulado "A experiência do aluno como usuário no Ambiente Virtual de Aprendizagem  (AVA)”  Andrezza M. Silva e Cristiana R. Carvalho apresentam uma revisão bibliográfica acerca da discussão e  experiência de  alunos como usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sobre o uso de softwares que disponibilizam conteúdos, permitindo a colaboração e a comunicação entre docente e alunos, oferecendo recursos para a aprendizagem coletiva e individual, concomitantemente.

No artigo “Competências Socioemocionais durante o ensino remoto” Marineuza Souza dos Santos reflete sobre a importância de se trabalhar tais competências no cenário da pandemia, distanciamento social e cerceamento de ações, principalmente diante da necessidade de  intervenção voltada à regulação emocional do aluno durante a pandemia e à lacuna interacional deixada pelo distanciamento das salas de aulas físicas. 

Por sua vez em “Capacitação online dos docentes durante a pandemia” as autoras Aline Figueiredo Pereira Ribeiro, Juliana Figueiredo Pereira Câmara, Natália Novaes Coelho da Silva nos convidam a refletir sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso online  (professores da Educação Infantil ao Ensino Médio),  durante a pandemia da “Covid-2019 em uma instituição particular no Rio de Janeiro.

As autoras Clera de Faria Barbosa Cunha, Josy Lúcia Gonçalves e Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira em seu artigo “Itinerâncias no ensino remoto: narrativas de professores-praticantes” através de um relato de experiência, ocorrido em seus papéis de professoras e gestoras em educação básica numa escola pública,  refletem sobre a prática profissional dos professores no ensino remoto emergencial adotado como medida de segurança durante a pandemia da Covid-19.

Katharina Jeanne Kelecom em seu artigo “Experiências Pedagógicas no ensino remoto emergencial: reflexões sobre o trabalho docente” compartilha conosco experiências de resiliência e reinvenção pela qual alguns professores do Departamento de Francês do Colégio Pedro II tiveram que passar para se adequar ao campo da Educação no ano de 2020, quando a pandemia da Covid-19 se estabeleceu mundo afora. Em seu artigo,  a autora, levando em conta o debate acerca da cibercultura, das metodologias ativas, dos multiletramentos e da multimodalidade, relata e analisa a experiência de ensino-aprendizagem de francês empregando diferentes ferramentas on-line, entre fevereiro e julho de 2021, com alunos do 8º ano do campus Tijuca II ainda em contexto remoto.

Em  “Inclusão digital para a formação continuada na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: Uma necessidade”, dos autores Luciana Cortes, Mariana Fernandes, Patricia Pimenta e Thiago Fortunato, são apresentas ações de formação continuada de professores, ocorridas de forma remota, detalhando as metodologias, como ocorreu o  processo de ensino-aprendizagem e as ferramentas digitais utilizadas.

Finalmente, em  “Tecnologias, escuta e participação das crianças na Educação Infantil em tempos de pandemia”, Aline Musse Alves Pereira, Liana Pereira Borba dos Santos e Liliana Cristina Pery de Oliveira apresentam experiências desenvolvidas no âmbito da Informática Educativa em um Centro de Referência em Educação Infantil da rede pública federal, no contexto de educação remota decorrente da pandemia de COVID 19, no ano letivo de 2020. As autoras apresentam experiências educacionais que contemplaram o envolvimento e a participação das crianças, a escuta de suas ideias, interesses e questionamentos, nas quais elas pudessem interagir com os recursos tecnológicos de forma ativa e não como meras usuárias de jogos ou espectadoras de vídeos.


A todos, desejamos uma boa leitura! 


Alex de Santana Rodrigues
Alexandra Camargo Alves 
Liliana Cristina Pery de Oliveira
Simone Silva Cunha
Editores

Vol. 4, No 4 (2021): Tecnologias & Processos Educacionais em Movimento

A equipe editorial da Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais, do Departamento de Informática Educativa do Colégio Pedro II, tem a grande satisfação de apresentar a publicação do seu volume 4, cuja temática é: Tecnologias & Processos Educacionais em Movimento. 

Neste volume, contamos com a publicação de quatro artigos, mostrando como as tecnologias digitais fomentam saberes e experiências diferenciadas, de acordo com sua aplicação nos processos educacionais. Além disso, buscam destacar como as tecnologias digitais vêm se inserindo no contexto educacional, diante desse cenário pandêmico, como possíveis respostas a perguntas que poderão nos conduzir a novas investigações.

O artigo “O uso de podcasts no ensino-aprendizagem de biologia: um estudo com estudantes de ensino médio” traz para o debate a potencialidade do uso do podcast no ensino remoto e como recurso complementar ao ensino presencial da disciplina de Biologia. Na publicação “Identidade visual afetiva: Estratégias de design nos ambientes virtuais de aprendizagem”, os autores apresentam estratégias visuais e didáticas fazendo uso de ferramentas tecnológicas, que possam contribuir para o engajamento de uma aprendizagem mais significativa e colaborativa nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

Apresentando a construção de um projeto interdisciplinar para as séries finais do Ensino Fundamental, por meio de um AVA, o artigo “Novos Hábitos em Tempos de Pandemia: uma Proposta Interdisciplinar no Ensino Remoto” se propõe também a discutir o modelo interdisciplinar de AVA, a partir do viés da Teoria da Complexidade. O artigo “Formação Continuada em tempo de pandemia: relato de uma experiência no CEFET/RJ” apresenta os resultados do seminário on-line Desafios e possibilidades de educação com o isolamento social. Este seminário foi um espaço de formação continuada de profissionais do magistério, com reflexões de debates acerca do isolamento social.

A todos, desejamos uma boa leitura! 

Alexandra Camargo Alves, Alex de Santana Rodrigues, Liliana Cristina Pery de Oliveira e Simone Silva Cunha


2020

Vol. 3, No 3 (2020): A educação em tempos de pandemia

É com grande prazer que a equipe editorial da Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais do Departamento de Informática Educativa do Colégio Pedro II apresenta seu volume 3, cuja temática é : A educação em tempos de pandemia: experiências digitais, desafios e perspectivas. Neste número contamos com a publicação de quatro artigos em torno de temas e campos de conhecimento bastante diversos, que nos ajudam a compreender as muitas inovações que se tornaram necessárias no cenário educativo e modificaram profundamente as relações no mundo escolar e do trabalho.

No artigo "Resiliência na EPT: a reinvenção dos docentes nas relações interpessoais em tempos de crise”, Suzana Silveira de Almeida, Cesar Bresolin Salvaro, Jeferson Knoll, Lenir Ferrari, Tatiana Link, Vanda Teresinha Silveira de Oliveira refletem  sobre o papel da resiliência na prática docente em momentos de crise e mostram o impacto das transformações nas relações interpessoais com a mudança de aulas presenciais para aulas virtuais.

No trabalho intitulado “Em tempos de pandemia é preciso falar sobre letramentos: a ressignificação da prática docente frente ao uso das tecnologias digitais na escola”, Renata Melo Rocha, Leila Santos de Santana, Amanda José da Silva, se   debruçam sobre os saberes discentes e seu protagonismo, através do conceito de letramentos ou multiletramentos. Dialogando com práticas ciberculturais, as autoras tecem e (re) elaboram práticas que dialoguem com o contexto pandêmico, possibilitando a interação 'docentediscente, e assim, a continuidade do desenvolvimento das atividades escolares através do projeto “Entre viagens, telas e ideias”, realizado em uma turma da Etapa III da modalidade de Jovens e Adultos do município de Duque de Caxias, RJ.

Por sua vez em  “Atividades pedagógicas remotas: projeto “Construindo Histórias” e a atuação do Setor de Orientação Educacional e Pedagógica - campus Tijuca I, Colégio Pedro II”, as autoras Marina Ribeiro Oliveira, Karina Siciliano Oliva Saraiva Correio, como o título do texto deixa entrever, sintetizam  quais foram as atividades propostas no período de isolamento social pelos profissionais que atuam nesse setor no Campus Tijuca I,  norteados pelos princípios pedagógicos, éticos e políticos do Colégio Pedro II.  

Finalmente, em  “Canal Quer que eu te conte : uma proposta antirracista, inclusiva e digital em tempos de pandemia”, Cristiane Craveiro de Azeredo Mendes, Aline Regina Cardozo Brito, Liette da Silva Machado Correio, por meio de um relato de experiência na adequação às limitações do ensino remoto, nos levam a refletir acerca das conexões de saberes e práticas interculturais, dentro de uma proposta cibercultural, interdisciplinar, antirracista e inclusiva com a criação de um canal no Youtube intitulado Quer que eu te conte?.

A todos, desejamos uma boa leitura! 

Alex de Santana Rodrigues, Alexandra Camargo Alves, Aline Musse Alves Pereira, Elizabeth Domiciano Paes, Liliana Cristina Pery, Lizandra da Silva Assunção, Simone Silva Cunha

Vol. 2, No 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019

Essa edição da Revista Parcerias Digitais inclui os trabalhos apresentados no Seminário de Mídias e Educação do ano de 2019.

2017

Vol. 1, No 01 (2017): Edição Especial

O primeiro número da Revista apresentará artigos nos quais os professores do Depatamento de Ciência da Computação e Informática Educativa descrevem, em parceria com professores de diferentes disciplinas, projetos bem sucedidos realizados com o auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação no Colégio Pedro II.

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