Vol. 5, No 5 (2021)

Volume especial - IX Seminário Mídias & Educação 2021

A  Revista  Interdisciplinar Parcerias Digitais, neste volume especial, com  grande satisfação, traz um conjunto de artigos apresentados durante o IX Seminário Mídias e Educação, cuja temática foi: “Tecnologias Digitais em cenários diversificados: o fazer pedagógico em tempos de mudança”, ocorrido entre os  dias 18 e 22 de outubro de 2021. O seminário,  promovido bienalmente pelo  Departamento de Informática Educativa do Colégio Pedro II,  ocorreu de forma totalmente on-line nesta nona edição e  buscou refletir  sobre o momento atual no qual a educação, assim como todos os setores da sociedade,  passaram por transformações em que a tecnologia se tornou meio/ferramenta fundamental para viabilizar os processos de ensino e de aprendizagem. 

Foram realizadas duas palestras, uma mesa redonda, uma roda de conversa e duas sessões de comunicações orais. Os debates foram  relacionados às abordagens e práticas de avaliação no ensino remoto,  acerca dos impactos do isolamento social e do ensino remoto no currículo e na cultura digital, dos desafios do ensino online em tempos de pandemia e pós pandemia, e as preocupações de como se desenvolveram as relações interpessoais nas plataformas educacionais (ensino on-line). Assim, esse volume é composto por sete artigos, sendo eles produtos das comunicações orais realizadas em sessões on-line durante o seminário. 

No primeiro artigo, intitulado "A experiência do aluno como usuário no Ambiente Virtual de Aprendizagem  (AVA)”  Andrezza M. Silva e Cristiana R. Carvalho apresentam uma revisão bibliográfica acerca da discussão e  experiência de  alunos como usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sobre o uso de softwares que disponibilizam conteúdos, permitindo a colaboração e a comunicação entre docente e alunos, oferecendo recursos para a aprendizagem coletiva e individual, concomitantemente.

No artigo “Competências Socioemocionais durante o ensino remoto” Marineuza Souza dos Santos reflete sobre a importância de se trabalhar tais competências no cenário da pandemia, distanciamento social e cerceamento de ações, principalmente diante da necessidade de  intervenção voltada à regulação emocional do aluno durante a pandemia e à lacuna interacional deixada pelo distanciamento das salas de aulas físicas. 

Por sua vez em “Capacitação online dos docentes durante a pandemia” as autoras Aline Figueiredo Pereira Ribeiro, Juliana Figueiredo Pereira Câmara, Natália Novaes Coelho da Silva nos convidam a refletir sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso online  (professores da Educação Infantil ao Ensino Médio),  durante a pandemia da “Covid-2019 em uma instituição particular no Rio de Janeiro.

As autoras Clera de Faria Barbosa Cunha, Josy Lúcia Gonçalves e Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira em seu artigo “Itinerâncias no ensino remoto: narrativas de professores-praticantes” através de um relato de experiência, ocorrido em seus papéis de professoras e gestoras em educação básica numa escola pública,  refletem sobre a prática profissional dos professores no ensino remoto emergencial adotado como medida de segurança durante a pandemia da Covid-19.

Katharina Jeanne Kelecom em seu artigo “Experiências Pedagógicas no ensino remoto emergencial: reflexões sobre o trabalho docente” compartilha conosco experiências de resiliência e reinvenção pela qual alguns professores do Departamento de Francês do Colégio Pedro II tiveram que passar para se adequar ao campo da Educação no ano de 2020, quando a pandemia da Covid-19 se estabeleceu mundo afora. Em seu artigo,  a autora, levando em conta o debate acerca da cibercultura, das metodologias ativas, dos multiletramentos e da multimodalidade, relata e analisa a experiência de ensino-aprendizagem de francês empregando diferentes ferramentas on-line, entre fevereiro e julho de 2021, com alunos do 8º ano do campus Tijuca II ainda em contexto remoto.

Em  “Inclusão digital para a formação continuada na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: Uma necessidade”, dos autores Luciana Cortes, Mariana Fernandes, Patricia Pimenta e Thiago Fortunato, são apresentas ações de formação continuada de professores, ocorridas de forma remota, detalhando as metodologias, como ocorreu o  processo de ensino-aprendizagem e as ferramentas digitais utilizadas.

Finalmente, em  “Tecnologias, escuta e participação das crianças na Educação Infantil em tempos de pandemia”, Aline Musse Alves Pereira, Liana Pereira Borba dos Santos e Liliana Cristina Pery de Oliveira apresentam experiências desenvolvidas no âmbito da Informática Educativa em um Centro de Referência em Educação Infantil da rede pública federal, no contexto de educação remota decorrente da pandemia de COVID 19, no ano letivo de 2020. As autoras apresentam experiências educacionais que contemplaram o envolvimento e a participação das crianças, a escuta de suas ideias, interesses e questionamentos, nas quais elas pudessem interagir com os recursos tecnológicos de forma ativa e não como meras usuárias de jogos ou espectadoras de vídeos.


A todos, desejamos uma boa leitura! 


Alex de Santana Rodrigues
Alexandra Camargo Alves 
Liliana Cristina Pery de Oliveira
Simone Silva Cunha
Editores

Sumário

Artigos

A EXPERIÊNCIA DO ALUNO COMO USUÁRIO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PDF
Andrezza Miranda da Silva, Cristiana Rodrigues Carvalho
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DURANTE O ENSINO REMOTO: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENFRENTAMENTO DE INCERTEZAS PDF
Marineuza Souza dos Santos
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA PDF
Juliana Pereira Câmara
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE PDF
Katharina Jeanne Kelecom
ITINERÂNCIAS NO ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE PROFESSORAS-PRATICANTES PDF
Josy Lúcia Gonçalves, Clera de Faria Barbosa Cunha, Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira
TECNOLOGIAS, ESCUTA E PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Aline Musse Alves Pereira, Liana Pereira Borba dos Santos, Liliana Cristina Pery de Oliveira
INCLUSÃO DIGITAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: UMA NECESSIDADE PDF
Luciana Ferreira Cortes, Thiago Fortunato Dos Santos, Mariana Fernandes Fonseca, Patrícia Pimenta Martins


Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição  4.0 Internacional.