Vol. 6, No 6 (2022)

V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia

A Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais, do Departamento Pedagógico de Informática Educativa do Colégio Pedro II, tem o prazer de apresentar o volume nº 6 da revista (dezembro/2022). Nesta temática especial “Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia”, desejamos compreender como escolas e professores se apropriaram das diversas ferramentas e aparatos tecnológicos durante a pandemia do COVID-19 e se esse legado será aproveitado daqui em diante.

Os trabalhos selecionados apresentam reflexões acerca dos desafios de ensinar e aprender de forma remota no período de pandemia e sobre o uso de diferentes plataformas digitais, explorando estratégias didáticas diversas e se elas se mantêm como recurso auxiliar nas aulas presenciais.

O Artigo “Moodle para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada”, enviado pelas professoras Patricia Ribeiro Vasconcellos, Marta Lyrio da Cunha, Gilsely de Carvalho Gavinho do Nascimento e Cristina Ferreira Branc apresenta o relato da experiência vivenciada pelo corpo docente no planejamento do ambiente Moodle e o processo de formação dos professores para sua utilização.

O segundo artigo “O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias”, das autoras Cristina Ferreira Branco, Gilsely de Carvalho Gavinho do Nascimento, Lucíola Castilho Oliveira, Marta Lyrio da Cunha e Patricia Ribeiro Vasconcellos apresenta um relato de experiência sobre os desafios e as estratégias adotados para o ensino do conceito de Fração para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio do modelo remoto e híbrido, com uso das plataformas Google Meet e Moodle para oferecer atividades síncronas e assíncronas.

O artigo “Práticas na disciplina de Geografia em tempos de covid-19: relato de experiência em aprendizagem baseada em projetos (ABP)”, de Fabrizio da Costa Barros, traz um relato de uma prática fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Geografia, em turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.

Por fim, o artigo “Primeiras aproximações do Computational Thinking na educação brasileira”, dos autores Marco Brandão e Jessyca Rodrigues Silva, tem por objetivo tecer uma breve e inicial análise sobre a incorporação na Educação de um componente paradigmático da chamada STEAM skills – o computational Thinking, relacionando parte dos desafios à educação brasileira para que tais propostas ocorram nas escolas, da implementação dos currículos até a atuação dos professores.

Desejamos a todos boas festas e uma excelente leitura!

 

Editores da Revista

Dezembro/2022

Sumário

Artigos

Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada PDF
Patricia Ribeiro Vasconcellos, Cristina Ferreira Branco, Gilsely de Carvalho Gavinho do Nascimento, Marta Lyrio da Cunha
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias PDF
Patricia Ribeiro Vasconcellos, Cristina Ferreira Branco, Gilsely de Carvalho Gavinho do Nascimento, Lucíola Castilho Oliveira, Marta Lyrio da Cunha
Práticas na disciplina de geografia em tempos de covid-19: relato de experiência em aprendizagem baseada em projetos (ABP) PDF
Fabrizio da Costa Barros
Primeiras aproximações do Computational Thinking na Educação brasileira PDF
Marco Brandao


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